[ editar artigo]

Fatores que afetam o preço!

Fatores que afetam o preço!

Os empresários passam por muitos desafios, tomar conta de uma empresa não é tarefa fácil, pois o mesmo precisa gerir recursos e pessoas. Mas além dos desafios internos precisam contornar fatores externos a empresa para ter bom desempenho.

Um desses desafios é precificar o produto para se manter competitivo, pois muitos fatores afetam esse preço tais como: tipo de negócio, sazonalidade, estoque, fatores climáticos, estação do ano, datas comemorativas, preços da concorrência.

Compras, Editar, Dinheiro, Preço, O Custo Da, Loja

Estudar muito bem seu ramo de atividades e as particularidades do seu negócio é muito importante. Pois uma empresa que mantem o monopólio da região precisa se preocupar muito menos com o preço do que a empresa que tem uma concorrência acirrada. Empresas que tem produtos exclusivos também tem uma certa vantagem na hora de precificar, no entanto precisam investir em propaganda para despertar o interesse do consumidor pelo seu produto.

Alguns empreendimentos têm atividades que são sazonais ou dependem de fatores climáticos. Então se programar para manter as despesas fixas na época de baixa temporada ou em estações do ano desfavoráveis é um ponto importante. Mas outras medidas podem ser tomadas como ofertar outros produtos na época desfavorável, por exemplo, uma sorveteria pode ofertar sopas, caldos no inverno; ainda pode optar por fechar nessa época e reabrir no verão novamente, assim evitaria a despesa com salários e outras despesas desnecessárias.

O importante é pensar em formas de não gastar todo o lucro adquirido na alta temporada para manter períodos de instabilidade.

Aproveitar as festividades também é um ponto a se considerar, as vezes colocar produtos em promoção nessas épocas podem chamar o cliente para conhecer seu negócio.

Venda, Ícone, Inscreva Se, Conjunto, Negócios, Símbolo

Se você mantem um cadastro de clientes atualizado pode mandar mensagem ou ligar para o cliente dizendo que ele ganhou um presente (pode ser algo bem simples) no dia do cliente, no dia da mulher, no seu aniversário fazendo com que esse cliente comparece no seu estabelecimento e compre algo ou até mesmo valorize o carinho que demonstrou lembrando dele, certamente quando precisar do seu produto sua empresa será a primeira opção.

E aí, gostou da publicação?

Me conta o que achou nos comentários e continue nos acompanhando 😉

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente.

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você