[ editar artigo]

Fluxo de Caixa!

Fluxo de Caixa!

Quando um empresário olha apenas para o dinheiro que entra das vendas ou dos contratos, ele pode ser levado a uma visão errada sobre a situação da empresa.

 

Durante os últimos anos, nas empresas em que tive a oportunidade de atuar com consultoria financeira, observei que 95% das empresas não tinha um controle efetivo de caixa, 3% tinha um controle efetivo, porém não supria todas as demandas, e apenas 2% poderia desfrutar de um fluxo de caixa estruturado corretamente.

Por exemplo, se houver um pico nas vendas ou a data de vencimento dos contratos extrapolar a competência atual e aparecer em competência diferente, cria-se uma impressão de que tem dinheiro sobrando ou faltando, mas sem olhar os gastos que vêm pela frente, essa informação sobre a realidade financeira da empresa fica escondida, camuflando a real situação do seu caixa.

É preciso entender o que é fluxo de caixa e como ele pode ajudar no controle e na organização da sua empresa.

Fluxo de Caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro do caixa da empresa, ou seja, o que você recebe e o que paga em seu negócio.

Para um bom controle de fluxo de caixa, é necessário garantir registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros. Em uma visão diária, semanal ou mensal, ele já oferece instrumentos de verificação e análise para seus negócios.

É uma ferramenta muito importante para a gestão financeira do seu negócio, e basicamente te possibilita três principais pilares:

Organização: projetar a realização de pagamentos e recebimentos.

Correçãoprojetar ajustes para estancar perdas e sair do vermelho.

Afirmaçãoprojetar investimentos no crescimento e na expansão do negócio.

 

Aproveito para trazer um exemplo para entender a importância do fluxo de caixa e como ele é importante no seu negócio. 

Vejamos:

Pense que acabou de executar uma ação de venda para atrair clientes e decidiu realizar uma semana de descontos especiais. Como retorno, ao fim do período, vendeu 25% a mais do que o previsto, atingindo um faturamento de R$ 72 mil.
Ao registrar as receitas e as despesas do período, identificou que a promoção fez seus gastos crescerem e, somando todos os valores envolvidos, encontrou um custo total de R$ 70 mil. Concluímos ao olhar o fluxo de caixa que a comemoração caiu por água abaixo. O que parecia um lucro importante escondia falhas na estratégia (levantamento de despesas da ação), que, por pouco, não deixaram o saldo negativo
.

Com esse exemplo fica fácil entender o quão poderosa é essa ferramenta. No mundo empresarial, a importância do fluxo de caixa na gestão financeira é inquestionável, essa forma versátil oferece inúmeras estratégias rápidas e precisas para a sua análise.

Para isso é preciso acompanhar e analisar seus dados regularmente, o que fornecerá mais embasamento para que você faça sua empresa crescer cada vez mais.

Para ter acesso a mais conteúdo como esse, clique aqui!  

https://bureauxperience.com.br/

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Bureau Xperience
Bureau Xperience Seguir

Bureau Xperience surgiu para contribuir com o crescimento do seu negócio de maneira assertiva e consciente!

Ler conteúdo completo
Indicados para você