[ editar artigo]

Hoje é dia de Quem? 🤔 Outubro Rosa!

Hoje é dia de Quem? 🤔 
Outubro Rosa!

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Com o slogan “Cuidado com as mamas, carinho com seu corpo”, o Ministério da Saúde lançou, na quarta-feira (07/10), a campanha do Outubro Rosa de 2020. A ação busca conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mesmo com a pandemia da Covid-19, o Sistema Único de Saúde (SUS) continuou com o atendimento e a oferta de tratamento adequado às pacientes.

Além de incentivar as mulheres a terem hábitos de vida saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos ultra processados, a campanha do Outubro Rosa 2020 do INCA/Ministério da Saúde lembra que elas devem ficar atentas a alterações suspeitas nas mamas e procurar uma unidade de saúde caso observem mudanças.


Já a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização QUANTO ANTES MELHOR. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.

Nosso alerta é para QUANTO ANTES mudar o estilo de vida MELHOR para a saúde e, desta forma, evitar que novos casos de câncer de mama ocorram”, afirma ele, completando que o acompanhamento com o mastologista e a realização da mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos é igualmente importante para a prevenção.

DICAS de HÁBITOS IDEAIS PARA UMA ROTINA SAUDÁVEL:

  • Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.
  • Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.
  • Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
  • Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.
  • Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.

Possíveis sinais e sintomas:

  • alterações no tamanho ou forma da mama;
  • nódulo único e endurecido;
  • vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo sem a presença de nódulo;
  • nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho;
  • sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
  • sensação de nódulo aumentado na axila;
  • espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
  • secreção sanguinolenta ou aquosa nos mamilos;
  • assimetria entre as duas mamas;
  • presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama;
  • endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja;
  • coceira frequente na mama ou no mamilo;
  • formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo;
  • inversão do mamilo;
  • inchaço do braço;
  • dor na mama ou no mamilo.

Prevenção

Para este ano, são estimados 66.280 novos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil. Para reverter esse número, a prevenção é essencial.

A amamentação é uma grande aliada: estima-se que o risco de desenvolver câncer de mama diminui de 4,3% a 6% a cada 12 meses de duração da amamentação. O Ministério da Saúde prevê investimentos de R$ 22,4 milhões para incentivo ao aleitamento materno. Entre as ações já realizadas, estão a Campanha Nacional de Amamentação, a implantação de Bancos de Leite Humano (BLH) e as reformas nas Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca).

Fazer atividades físicas com frequência, manter uma alimentação saudável, não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar também são fatores que contribuem para o controle da doença.

Para você empresário, abraçar uma causa social além de aquecer seu coração, te dá a possibilidade de no próximo ano deduzir isso do seu IR.


E aí, gostou da publicação?

Quais ações para enaltecer essa causa você faz na sua empresa?

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!


Textos:

https://www.sbmastologia.com.br/ 

https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa

https://www.conasems.org.br/ministerio-da-saude-lanca-campanha-do-outubro-rosa-2020/ 

 

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Marcela Lazzeri
Marcela Lazzeri Seguir

Secretária Executiva, MBA em Controladoria e Gestão Financeira. Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritório de Toledo - Sebrae/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você