[ editar artigo]

Hoje é dia de Quem? 🤔 Dia Do Consumo Consciente!

Hoje é dia de Quem? 🤔
Dia Do Consumo Consciente!

A data comemorativa de 15 de outubro foi instituída, no Brasil, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2009, com a proposta de despertar a consciência nos consumidores sobre os problemas socioambientais que os padrões atuais de produção e consumo estão causando.

Nesse dia, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) chama a atenção da população sobre a necessidade de consumir respeitando os limites do planeta. Os consumidores precisam estar bem informados para fazer escolhas mais sustentáveis e optar pela forma correta de descartar os resíduos. O consumo consciente está diretamente ligado ao estilo de vida.

Para nortear as ações do governo nessa área, o MMA trabalha com Plano de Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), documento que reúne políticas, programas e ações que promovam a produção e o consumo sustentáveis no país. O PPCS tem seis objetivos: fomentar as compras sustentáveis; promover a educação para o consumo sustentável; trabalhar a agenda ambiental na administração pública, de forma a transformar os prédios e a gestão pública para que se tornem mais sustentáveis; trabalhar o varejo e o consumo sustentável e aumentar a reciclagem.

DICAS SUSTENTÁVEIS

Dentre os objetivos do PPCS, está a promoção da educação para o consumo sustentável. O MMA está preparando um curso sobre estilo de vida sustentável. Abaixo estão algumas dicas de como se tornar um consumidor mais atento.
O primeiro passo é repensar sobre a real necessidade de se adquirir determinado produto. Se optar pela compra, escolha sempre os produtos originais e solicite a nota fiscal. Somente no comércio legal pode-se buscar igualdade nas competições de mercado.

Importante verificar onde o produto foi fabricado. Quanto mais próximo de nossa casa, melhor. Ao comprar um produto oriundo da economia local, estamos ajudando a fortalecer essas empresas e colaborando para o desenvolvimento da região. Verificar a origem é importante também para evitar produtos de regiões ou países com práticas sociais inadequadas. Pesquisar as práticas de responsabilidade social das empresas.

Privilegie produtos duráveis. Outra dica é evitar o desperdício de alimentos. Ao descartar os resíduos, é importante checar o que pode ser reutilizado e reciclado, praticando a coleta seletiva. E, para o transporte dos itens, a sugestão é evitar o uso de sacolas plásticas descartáveis e privilegiar as sacolas duráveis e retornáveis.

Na hora de construir também dá para ser sustentável. Escolha o local onde dê para aproveitar a luz do sol, use materiais de menor impactos ambientais, calcule a quantidade de material para evitar desperdício, prefira tintas não tóxicas. Essas e outras informações estão disponíveis na cartilha “Pequeno guia de consumo em um mundo pequeno”. Outras informações sobre direitos e deveres podem ser encontradas no Código de Defesa do Consumidor.

Para você Empresário:

  • Repense seu modo de trabalho;
  • Repense a sua embalagem;
  • Utilize embalagens de papel, ou sacolas reutilizadas;
  • Promova o descarte consciente;
  • Promova a troca de produtos usados como desconto na sua empresa, e destine esses produtos para doação ou para o descarte consciente;
  • Reutilize a água da chuva;
  • Instale placas de energia solar no seu negócio;
  • Instale um bicicletário e incentive essa prática;
  • Crie sua própria horta para temperos;
  • Compre de um produtor local;
  • Conheça a procedência dos seus produtos;
  • Busque empresas Sustentáveis;
  • Crie uma Ação!

Existe inúmeras ações que podem ser feitas, repense seu modelo de negócio, pesquise empresas que promovem o consumo consciente e se inspire.


 

“Relógio do Clima” alerta que temos sete anos para salvar o planeta. Instalado em Nova York, o 'climate clock' diz que “a Terra tem um prazo"

O Relógio do Clima mostra dois números. O primeiro, em vermelho, é um cronômetro, contando quanto tempo levará, nas taxas atuais de emissões, para queimar nosso "orçamento de carbono" - a quantidade de CO2 que ainda pode ser liberada na atmosfera enquanto limita o aquecimento global a 1,5 ° C acima dos níveis pré-industriais. Este é o nosso prazo, o tempo que nos resta para tomar medidas decisivas para manter o aquecimento abaixo do limite de 1,5 ° C. O segundo número, em verde, acompanha o percentual crescente da energia mundial atualmente fornecida por fontes renováveis. Esta é a nossa tábua de salvação. Resumindo, precisamos ter nossa linha de vida 100% antes que nosso prazo chegue a 0.


E aí, gostou da publicação?

O seu Negócio promove o consumo consciente? Quais ações sustentáveis você faz na sua empresa?

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

Texto:

https://www.mma.gov.br/informma/item/9700-dia-do-consumo-consciente-estimula-a-reflex%C3%A3o-na-compra-e-no-descarte

https://climateclock.world/

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Marcela Lazzeri
Marcela Lazzeri Seguir

Secretária Executiva, MBA em Controladoria e Gestão Financeira. Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritório de Toledo - Sebrae/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você