[ editar artigo]

Hoje √© dia de Quem? ūü§ĒDia da Propaganda!

Hoje √© dia de Quem? ūü§ĒDia da Propaganda!

Que a propaganda é a Alma do negócio, isso todo mundo sabe, mas, quando ela se tornou peça fundamental para o sucesso de um negócio? Essa pergunta é muito difícil de responder, o que sabemos é que a data de comemoração foi definida em 04 de dezembro de 1936 por conta de um congresso em Bueno Aires.

Em 1937, esta data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. O reconhecimento como o Dia Mundial da Propaganda chegou apenas a partir de 1970.

Claro que a propaganda existe muito antes disso, no Brasil mesmo ela apareceu lá por meados de 1800, onde a palavra Freguês dominava, às rádios instigavam a criatividade dos seus ouvintes e onde o Jornal impresso era a atualização diária dos Status do Mundo.

Propagadas que Mudaram e Impactaram o Mundo:

1907 ‚Äď Suco de Laranja Sunkist

No século XX, quem ganhava dinheiro com laranjas, tinham que ensinar as pessoas espremê-las, pois elas estavam comprando apenas a quantidade que elas cultivavam, porque não precisavam de tanta fruta.

A solução foi da agência Lord & Thomas, que decidiu colocar todos os cultivadores da fruta sob uma só marca: Sunkist.

1942 ‚Äď We Can Do It!

As vezes campanhas ganham significados diferentes, que n√£o foram planejados. Foi o que aconteceu com este an√ļncio da Westinghouse Electric. A empresa divulgou a pe√ßa internamento no per√≠odo da II Guerra Mundial. O objetivo era inspirar as trabalhadoras da companhia.

Nos anos 70 e 80, a imagem ganhou outros significados e acabou virando símbolo do feminismo.

1952 ‚Äď Give Yourself A Coffee Break!

Est√° campanha foi respons√°vel cria√ß√£o do h√°bito das pausas para um ‚ÄúCafezinho‚ÄĚ. A campanha da Pan-American Coffee Bureau praticamente criou o ‚Äėbreak‚Äô para tomar a bebida no local de trabalho.

1959 ‚Äď Think Small

Em 1959, uma data em que a segunda guerra mundial estava fresca na mente do norte americano, ‚Äúvender carro do Hitler‚ÄĚ, n√£o seria nada f√°cil. Al√©m disso, eles gostavam (e ainda gostam) de pensar grande.

A solu√ß√£o: pensar pequeno, vender o ‚Äúsegundo‚ÄĚ carro das fam√≠lias norte-americanas.

1964 ‚Äď Daisy

Lyndon Baines Johnson concorria à presidência dos Estados Unidos contra o republicano Barry Goldwater.

O comercial queria mostrar, quanto seria perigoso umaeleição favorável a Goldwater para o povo americano. Para isso foi feito um relação à inocência da criança uma catástrofe social representa.

Um marco na história da propaganda política. Johnson venceu já que ficava difícil votar num candidato que poderia trazer ao país o que o filme abaixo demonstra.

2012 ‚Äď Red Bull Stratos

Em outubro de 2012, Felix Baumgartner saltou da estratosfera da Terra num vídeo promovido pela Red Bull.

De uma s√≥ vez, Baumgartner se tornou a primeira pessoa a quebrar a barreira do som sem a ajuda de qualquer ve√≠culo e a Red Bull mudou a comunica√ß√£o das marcas para sempre. Um total de oito milh√Ķes de pessoas assistiram o salto ao vivo e as redes sociais explodiram com o evento.

Foi o primeiro comercial a não interromper a atração. Ele FOI a atração.


Depois de muito analisar, acredito que voc√™ empres√°rio consegue entender a import√Ęncia da Propaganda no seu neg√≥cio.

Então, use e abuse da propaganda, contrate uma empresa especializada na área, a propaganda diz muito sobre o seu negócio e pode sim, definir seu futuro.

Para vocês, empresas de Publicidade, apenas aproveitem o seu Dia, e se apresentem, se divulguem, usem essa data para beneficio próprio!


E aí, gostou da publicação?

Conte nos coment√°rios, qual propaganda te motiva, te emociona, ou mudou algo em voc√™?

Se voc√™ ainda n√£o faz parte da Comunidade de Finan√ßas, n√£o perca tempo e vem participar com a gente!


Textos e Textos Inspiração:

https://adnews.com.br/14-propagandas-que-mudaram-o-mundo/

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/resumo--historia-propaganda.htm

https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-propaganda/

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Marcela Lazzeri
Marcela Lazzeri Seguir

Secretária Executiva, MBA em Controladoria e Gestão Financeira. Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritório de Toledo - Sebrae/PR.

Ler conte√ļdo completo
Indicados para você