[ editar artigo]

Hoje é dia de Quem? 🤔 Dia do Hoteleiro!

Hoje é dia de Quem? 🤔 Dia do Hoteleiro!

Há estudos que mostram que a atividade remunerada de hospedagem data do século 11 na Europa. As pousadas que até então funcionavam principalmente para receber os viajantes religiosos, assumiram características de negócio lucrativo para atender ao movimento de soldados, peregrinos e mercadores que se intensificava. Essa mudança do perfil da hotelaria, firmando-se como atividade profissional, tem como marco a criação do primeiro grêmio de proprietários de pousadas, em Florença, na Itália, no ano de 1282.

No Brasil, mais de sete séculos depois, no dia 9 de novembro de 1936, foi fundada a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH Nacional, no Rio de Janeiro e, a partir de 1980, a data foi definida para celebrar o Dia do Hoteleiro.

Desde então, o setor é responsável por 1,3 milhão de empregos diretos e 675 mil indiretos no Brasil, segundo os dados de 2016 da mesma instituição.

A indústria hoteleira tornou-se um dos mais sólidos segmentos do turismo brasileiro. A rápida geração de emprego e renda é uma das caraterísticas do ramo que reúne, em um mesmo ambiente, profissionais de hospedagem, lazer, recreação e de alimentos e bebidas, entre outros. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH, afirma que o ramo impacta 52 atividades econômicas nas áreas de comércio, serviços e indústria.

Pesquisas realizadas pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), em parceria com a FGV-Celog (Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da Fundação Getúlio Vargas), mostram que a hotelaria é um dos setores que mais movimentam a economia brasileira. Na geração de empregos, por exemplo, é a quarta atividade que mais contrata. O nosso país supera países desenvolvidos, como os Estados Unidos da América. Enquanto o ramo de hotéis o Brasil gera cerca de 25 empregos a cada R$1 milhão de demanda, os Estados Unidos geram 15.

2020 não foi o melhor ano para o setor, mas, o otimismo para 2021 prevalece.

Parabéns Hoteleiro, transforme esse dia em oportunidade para promover seu negócio, comemore o dia, faça promoções, divulgue seu negócio!


E aí, gostou da publicação?

Quais ações para comemorar essa conquista você faz na sua empresa?

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!


Textos inspiração:

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-hoteleiro/

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/13125-dia-do-hoteleiro-h%C3%A1-39-anos,-data-homenageia-profissionais-do-turismo.html

https://www.panrotas.com.br/mercado/opiniao/2019/11/abih-nacional-comemora-dia-do-hoteleiro-e-reafirma-valor-do-turismo_169067.html

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Marcela Lazzeri
Marcela Lazzeri Seguir

Secretária Executiva, MBA em Controladoria e Gestão Financeira. Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritório de Toledo - Sebrae/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você