[ editar artigo]

Hoje é dia de Quem? 🤔Dia do Samba!

Hoje é dia de Quem? 🤔Dia do Samba!

A data, apesar de não oficial, é celebrada em muitos estados, principalmente no Rio de Janeiro e na Bahia, onde projetos de lei foram aprovados, desde a década de 1960, perpetuando, assim, um dia exclusivo para este artefato cultural tradicional, que representa a nação perante o mundo. 

Surgido no século XIX, a partir dos antigos batuques trazidos pelos africanos que vieram escravizados para o Brasil, o ritmo consolidou-se no Rio de Janeiro, embora tenha sido na Bahia, segundo relatos históricos, que o samba tenha sido criado. Com raízes negras e, geralmente, associado a elementos religiosos, um tipo de ritual era feito através dessa música e sua dança. 

Democrático até na hora de ser reproduzido, o samba pode ser acompanhado ao som das palmas. Tradicionalmente, é tocado por instrumentos de corda e percussão, como cavaquinho, violão, pandeiro, surdo e tamborim. Com sua popularização pelo Brasil, outros sons foram introduzidos e novos segmentos a partir dele foram criados.  

O samba-enredo e as marchinhas engrandecem as escolas de samba e os blocos carnavalescos. O de gafieira enfeita e anima os salões de dança. O partido alto mistura improviso e a dança, e se aproxima do samba raiz. Entre suas muitas vertentes, o pagode, com um tom mais eletrônico, ganhou força e tornou-se destaque entre os filhos 'mais novos' do gênero. Apesar das particularidades, cada desdobramento tem características fiéis ao gigante que os gerou. 

Nomes como Cartola, Noel Rosa e Pixinguinha foram alguns dos responsáveis por dar voz ao som que prolifera até os dias atuais. Sucessos como “Vou festejar”, na voz de Beth Carvalho, e “Não deixe o samba morrer”, na de Alcione, estão marcados na memória de qualquer brasileiro. Dividir a mesma época com estrelas como Arlindo Cruz, Jorge Aragão e Fundo de Quintal é um privilégio, assim como também acompanhar os novos nomes que surgem e mantêm a hegemonia do samba no patamar que sua trajetória merece, como Xande de Pilares, Diogo Nogueira, Maria Rita, entre outros.  


Como transformar datas comemorativas em Vendas?

Para você empresário, use essa data para criar promoções no seu negócio.

Se você Ã© dono de um restaurante ou Bar, crie uma roda de Samba, um mini carnaval, sem aglomerações é claro, mas com enfeites e boa música, pode criar também pratos ou bebidas especiais para o dia.

As ações são inúmeras para qualquer tipo de negócio, veja como a data se adapta ao seu negócio, desde uma playlist rolando no ambiente, até um super desconto em produtos específicos relacionados ao Samba.

Por exemplo, para uma livraria, coloque em destaque livros relacionados ao Samba, desde história, escritores, Biografias, como eu escrevi anteriormente, adapte a comemoração ao seu Produto.


E aí, gostou da publicação?

Conte nos comentários, qual sambista você conhece?

Para lembrar esse dia, que tal uma playlist de samba?

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!


Texto:

https://www.folhape.com.br/cultura/dia-nacional-do-samba-e-celebrado-nesta-quarta-feira-2/164052/

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Marcela Lazzeri
Marcela Lazzeri Seguir

Secretária Executiva, MBA em Controladoria e Gestão Financeira. Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritório de Toledo - Sebrae/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você