[ editar artigo]

Hoje é dia de Quem? 🤔 Dia do Sapateiro!

Hoje é dia de Quem? 🤔 Dia do Sapateiro!

O Sapateiro é uma das profissões mais antigas, com seu início previsto em 280 no início da era Cristã. Nessa época os calçados eram feitos sobre medida, conforme o desenho de cada pé ou a imaginação de cada sapateiro.

Por volta de 1305, na Inglaterra, o Rei Eduardo I decretou uma medida padrão para a fabricação dos calçados, uma polegada equivaleria a três grãos de cevada secos, e assim surgiu as numerações de calçados e o padrão utilizado até hoje.

Com o tempo, a padronização e fabricação em massa fez com que a busca por calçados sob medida diminuísse, e essa arte ficasse cada vez mais rara e cara. Atualmente, existe muitos movimentos de consumo consciente, inclusão social que fazem com que profissionais desse ramo voltem a atuar e se destaquem no Mercado competitivo de criação em massa.

Hoje, sabemos que não temos pés padrões, e por isso, ainda temos a possibilidade de adquirir calçados sob medida, duráveis e ecologicamente corretos.

Por isso, nesse dia do Sapateiro, 25 de Outubro, vamos exaltar essa profissão e divulgar empreendedores locais na sua empresa.

Crie um espaço reservado no seu comércio para divulgar o trabalho de Sapateiros locais. Além de ajudar a fomentar o comércio local, é um diferencial que sua empresa terá.

  • Promova a troca consciente: receba calçados usados, em bom estado para doação e reverta isso em desconto para seus clientes;
  • Busque parceiros autônomos e crie em um modelo próprio de calçado da sua empresa;
  • Pesquise sobre empresas conscientes, conheça suas histórias;
  • Crie um espaço contando sobre a história do seu produto principal – Calçados.
  • Utilize essa data para divulgar seu negócio, suas ações e parabenizar esses profissionais que transformam arte em Calçados.

Curiosidades

Consumo de calçados no mundo:

Em 2017, último ranking levantado, a China consumiu 3,3 bilhões de pares de calçados, a Índia 2,75 bilhões e os Estados Unidos 2,38 bilhões. O Brasil foi o quarto consumidor internacional do produto, com 839 milhões de pares. Fazendo o recorte do consumo per capita, os Estados Unidos se destacaram com o elevado número de 7,2 pares consumidos por habitante, muito acima da média mundial, de 2,6 pares. O Brasil apareceu na 31ª posição, com 4 pares consumidos por habitante.

Sobre o consumo em 2021:

Depois de uma queda dos negócios que deve ser da ordem de 15% em 2020, o setor calçadista iniciará uma retomada moderada em 2021, quando deverá crescer 4% ou um pouco mais. A previsão é do economista-chefe do Banco Votorantim, Roberto Padovani,

A retomada moderada em 2021, porém, trará consigo um grande desafio aos empresários: não errar e, para isso, será essencial investir em gestão, estratégia e tecnologia. “Será necessária uma gestão profissionalizada e atenta aos detalhes. Atitude, controle de estoque, produtividade, redução de custos e escolha dos melhores parceiros terão que estar ainda mais no foco dos diretores em 2021”, ressalta.

O Sebrae pode ajudar Você no seu planejamento para 2021, procure o Sebrae na sua cidade ou entre em contato com a central de atendimento no 📞 0800 570 0800.


E aí, gostou da publicação?

Você já conhecia essa data comemorativa?

 Quais ações você faz na sua empresa para comemorar esse dia?

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

Textos Inspiração:

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=18&p_secao=18#:~:text=No%20dia%2025%20de%20outubro,seja%20dos%20obst%C3%A1culos%20no%20solo.

http://www.ablac.com.br/2020/06/27/setor-calcadista-tera-retomada-moderada-em-2021-diz-economista/

https://www.abicalcados.com.br/noticia/abicalcados-apresenta-relatorio-setorial-2019

 

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Marcela Lazzeri
Marcela Lazzeri Seguir

Secretária Executiva, MBA em Controladoria e Gestão Financeira. Assistente Administrativo e Apoio a Projetos no escritório de Toledo - Sebrae/PR.

Ler conteúdo completo
Indicados para você