[ editar artigo]

Indicadores de Inovação: Como mensurar resultados 💰

Indicadores de Inovação: Como mensurar resultados 💰

Você acha que Inovação não se encaixa na sua gestão financeira? Que esta é uma estratégia apenas para outros setores da empresa? Pois eu te digo que você está enganado. Existem inúmeras possibilidades para que a Inovação seja implementada e possa ser uma oportunidade de melhoria na sua gestão financeira! 

Assista 🎬👇🏼 

E pensando em análise de resultados, com inovação não seria diferente, pois por mais que seu conceito seja diferente, o objetivo também é chegar a algum lugar, seja gerar um valor, resolver um problema ou atender uma necessidade específica e para saber se obteve êxito é necessário implementar indicadores para análise posterior, inclusive dentro da sua GESTÃO FINANCEIRA.

Tais indicadores são basicamente ferramentas que auxiliam o gestor a mensurar e acompanhar o desempenho das ações inovadoras e a capacidade de inovação da empresa também no setor financeiro, estabelecendo então diretrizes a serem seguidas. 
 

Redução de custos

Um dos motivos que levam as empresas a buscarem por inovação é a redução de custos dos processos internos. Portanto, ao implementar uma ideia inovadora analisar este índice é muito útil, afinal, de nada adianta a sua empresa inovar e ao mesmo tempo ver seus custos aumentarem significativamente.
 

Investimento médio por projeto

Indicador muito útil a ser analisado para posteriormente saber qual foi o seu ROI. Neste ponto importante mensurar todo o montante que foi investido dividido por projetos inovadores que foram de fato implementados. Com este valor, você saberá quanto custou, em média, cada projeto de inovação.
 

Retorno sobre investimento - ROI

O ROI é muito utilizado em diferentes aspectos dentro de uma empresa e aqui não seria diferente. Ao saber o custo médio de um projeto de inovação, poderá calcular qual o retorno daquele investimento, em quanto tempo acontecerá e com isso medir se será vantajoso ou não para a empresa.
 

Quantidade de ideias geradas por colaborador

A quantidade de ideias geradas em determinado período é um indicador bastante interessante, pois quanto mais ideias seus colaboradores tiverem, maior será a capacidade da sua empresa inovar.

Além do mais, você conseguirá mensurar a quantidade de ideias geradas por cada colaborador, analisando se há uma baixa na participação de algum deles, incentivando-os a participarem mais.
 

Quantidade de projetos inovadores      

Aqui é possível analisar quantas das ideias apresentadas realmente tomaram forma. É possível prever o quão intensa é a inovação a curto e médio prazo e quantos projetos sua empresa pode executar e implementar em determinado período.
 

Taxa de sucesso

E por fim, se o seu projeto de inovação for o lançamento de um produto ou um serviço, você pode utilizar a taxa de sucesso para avaliar a recepção do público. Se a taxa mensurada for baixa, será preciso rever as estratégias utilizadas para futuras ideias inovadoras daquele segmento.

Ao utilizar indicadores de inovação na sua empresa, você terá uma visão mais clara sobre a capacidade de inovação da empresa, saberá onde concentrar seus esforços, identificar pontos fortes e fracos e promover uma cultura de melhoria contínua dentro da sua empresa com a cultura de inovação.

Assista 🎬👇🏼 

O Sebrae PR, produziu uma série de conteúdos para te ajudar no processo de INOVAÇÃO dentro da sua empresa, confira nossa playlist no Youtube, CLIQUE AQUI!

Um abraço,
Mariana Carvalho.

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
Mariana Carvalho Seguir

Consultora do SEBRAE/PR | Especialista em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos | Mentora de Educação Financeira

Ler conteúdo completo
Indicados para você