[ editar artigo]

Liderança não é cargo! Liderança é postura!

Liderança não é cargo! Liderança é postura!

Quando ouvimos falar em liderança, normalmente pensamos logo em uma pessoa com posição superior na hierarquia de uma empresa. Pensamos em cargos como supervisor, gerente, diretor, e etc.

Mas, o que não pensamos é que muitas vezes alguns líderes não exercem esses cargos. Algumas pessoas são líderes e influenciadores natos e estão dentro de nossas organizações, e saber quem são essas pessoas e convidá-las para jogar no seu time é fundamental.

Mas como saber quem é o colaborador que possui esse perfil?

Segue algumas características para te ajudar a identificar colaboradores que atuam como líderes dentro da sua empresa:

1. Sabem lidar com pessoas;

2. Se adaptam com rapidez e facilidade;

3. Sabem receber e dar feedbacks;

4. Conseguem motivar ou desmotivar pessoas;

5. São focados em resultados;

6. Pensam de forma sistêmica/ Querem entender todo o processo;

Identificar esses colaboradores e buscar o apoio dos mesmos dentro da organização é muito importante, pois essas pessoas influenciam seus colegas de trabalho seja de forma positiva ou negativa. Quando elas entendem o processo inteiro e compram essa ideia, podem ser o fator diferencial para que sua empresa alcance os resultados desejados, pois esse líder, influenciará a equipe que trabalhará em sinergia para atingir o objetivo organizacional.

Dessa forma, podemos afirmar que liderança não é cargo, é postura, é comportamento, seja de uma pessoa com posição superior ou inferior na hierarquia. As pessoas seguem aquilo que acreditam ser o certo, o coerente e o justo.

Mas se você já possui um cargo de liderança e quer melhorar sua postura de líder, o Paulo Vieira aborda esse tema no vídeo abaixo: 

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Suzanne Moura
Suzanne Moura Seguir

Apaixonada pela vida 💙 Formada em Administração, pós graduanda em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial. Recepcionista e apoio a projeto do escritório de Toledo - SEBRAE/PR. Apoio Sebrae Delas 2019/2020

Ler conteúdo completo
Indicados para você