[ editar artigo]

Margem de contribuição: Informação importante para precificar seu produto.

Margem de contribuição: Informação importante para precificar seu produto.

Foto de Daria Shevtsova no Pexels

A Margem de Contribuição é a proporção que as despesas tem em relação ao preço final do produto, sem considerar os seus custos.

Para calcular a margem de Contribuição é importante que os valores de despesas sejam separados dos custos, pois isso pode distorcer o markup.

Quando falamos de Custos, considere no comércio tudo aquilo que é pago para realizar a atividade comercial, como o custo de compra do produto para revenda, custos de embalagens, impostos e despesas para aquisição do produto.

Já quando falamos em despesas em micro e pequenas empresa, podemos considerar todos os pagamentos necessários para que a atividade comercial aconteça, como por exemplo Aluguel, Energia Elétrica, Telefonia e Internet, Materiais de Limpeza e Escritório, etc.

É bem importante que você tenha um controle de registro das suas despesas e de seus custos, para que assim você possa acertar no markup.

A fórmula de calculo da Margem de Contribuição (MC) é:

MC = (Despesas / Receita Bruta) X 100

Exemplo de DRE:

+ RECEITAS: 15.000

- CUSTOS: 3.500

- DESPESAS: 1.950

Aluguel: 1.500

Energia Elétrica: 200

Internet e Telefone: 250

= RESULTADO FINAL: 9.550

MC = (D/R)x100

MC = (1.950 / 15.000) x 100

MC = 13%

Me ajude a saber se essa dica te ajudou deixando um comentário na postagem =D.

Um forte abraço e sucesso!

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Michael Pieri
Michael Pieri Seguir

Eu sou Contador, sócio de um escritório de contabilidade mas também tenho outros negócios e interesses conectados ao ambiente empresarial, tecnológico e comercial. Atuo como consultor de negócios e ajudo empresas através da contabilidade consultiva.

Ler conteúdo completo
Indicados para você