[ editar artigo]

Melhorei minha autoestima e melhorei minha produtividade

Melhorei minha autoestima e melhorei minha produtividade

Patrícia - "Que que tem a ver uma coisa com a outra?"

Respondo: TUDO!

Vamos lá.

Autoestima significa: qualidade que pertence ao individuo satisfeito com a sua identidade, ou seja, é uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesmo. 

Mas Patrícia, pra quê serve essa tal de autoestima?

Respondo: ela é uma avaliação que você faz de você mesma, é a sua autoimagem.

Quero dizer que a imagem que você tem de você mesmo dirá se você é capaz ou não de fazer o que deseja. A famosa frase "Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certa." Henry Ford.

Deixe-me contar uma breve história.

Alguns meses atrás, eu estava totalmente desacredita da vida, estava tendo crises de ansiedade com frequência, não conseguia manter o foco nas atividades diárias, estava dormindo mal caramba (muito pior que agora, rs), se você perguntar pro meu marido ele vai confirmar - eu sentava bem no meio do sofá da sala, me enrolada numa mantinha, pegava minha gatinha (Mariana - Mari ou Mary Jane para os íntimos) e lá ficava, horas e horas no celular, vendo feed de instagram ou "assistindo" a TV. 

Me sentia completamente incapaz de gerar resultados, e aqui estou falando de DINHEIRO mesmo, dindin caindo na conta. Até que a água começou a bater na bunda, as contas começaram a chegar e o inferno se instalou, entretanto, SOU GRATA. Tim Ferriss costuma dizer - "O inferno total força a ação."

Eu sei, estou sendo um pouco dramática e exagerada, rs! Mas acredite, pra mim, aquilo significou o inferno. 

Decidi que precisava gerar receita pra mim, à princípio a motivação foi uma só - aliás, motivação significa: UM MOTIVO PARA AGIR - fui motivado pelos boletos, cartões de crédito, enfim, as contas!

Lá fui eu. Decidi que faria um desafio através do WhatsApp sobre "Produtividade com Propósito", o objetivo era ajudar mulheres a se conectarem com seus propósitos e então se tornarem produtivas, aprenderem a dizer não, decidir onde focar e principalmente - POR ONDE COMEÇAR! 

Aproveitando, te convido a acompanhar meu conteúdo diário no Instagram: @patriciardealmeida.

ADIVINHE?

Fiz mais de R$ 500,00 através do desafio. 

Pensei: Opa! Se eu consegui fazer um, talvez eu consiga fazer mais um desafio.

ADIVINHE? Mais R$ 500,00.

Confesso, eu procuro ter um custo de vida bem baixo, portanto, já me animei, afinal de contas, estava no inicio de uma pandemia e eu estava fazendo dinheiro. Minha autoestima começou a subir. Minha autoimagem começou a melhorar. Comecei a sentir vontade de fazer mais. O sofá? Só saudades. 

E aí Patrícia, pra que essa história toda?

Pra te falar 1 coisa importante que eu aprendi nesse processo - sobre o impacto que sua autoestima gera na sua produtividade - importante dizer: o significado de produtividade é sobre a sua capacidade de produzir, produzir resultados:

1ª coisa importante: mude a sua comunicação! Sabe essa voizinha que mora dentro da sua cabeça que fica lhe dizendo - você pode, você é capaz, não vai dar, estou com medo, pois bem, assim como na construção duma casa não começamos pelas paredes ou telhados, na construção da nossa autoimagem e autoestima também não, começamos sempre pela base e nesse caso é a sua comunicação consigo mesma. Se sua voizinha lhe disser que você não pode fazer algo - DUVIDE DELA! Vai lá e mostra pra ela que você é diferente.

Teve uma parte da história que eu omiti ali em cima: um amigo do meu marido veio em casa e disse - Você acha mesmo que você é capaz? Parece que você vive nadando contra a maré. Filho da mãe. Ele fez por mim o que eu não estava sendo capaz de fazer, duvidar! Pelo contrário, eu ficava o tempo todo concordando com a voizinha que dizia que eu não podia e ele não. Ele duvidou. Acabo de lembrar que tenho um vídeo que pode te ajudar, clique aqui pra ver: 

 

V-O-L-T-A-N-D-O. Faça o mesmo, mas não se empolgue.

Não saia desse artigo querendo mudar o mundo, longe de mim te influenciar a fazer uma coisa dessas. Jordan Peterson diz "Comece arrumando a sua cama..."

Concordo com ele. Comece fazendo o básico. Se você, nesse momento não der conta disso, que dirá de "mudar o mundo ou furar a galáxia?"

Lá no meu Instagram a gente tem um lema: nunca deixe pra amanhã a louça que pode ser lavada hoje. Isso sim eu te influencio a fazer. Se você for capaz de introduzir na sua vida um pequeno hábito como esse, perceberá que pode fazer algo a mais. E então, talvez comece a cuidar mais de si. E então, talvez comece a fazer algumas mudanças num nível mais "hard". 

Imagine que a partir de agora você está comprometido a ser uma versão 2.0 de você todos os dias. 

Pense grande. Comece pequeno. Agora.

Pra gente começar, que tal você listar 10 coisas que está adiando fazer e escolher uma pra começar. Depois pegue as outras 9 e faça-as nos próximos dias. Lembre-se: uma por dia!

E pra fechar, lembre-se de compartilhar com alguém esse artigo. 

Até semana que vem.

Com carinho, @patriciardealmeida


 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Patricia Almeida
Patricia Almeida Seguir

Coach Pessoal de Produtividade

Ler conteúdo completo
Indicados para você