[ editar artigo]

O que você precisa fazer antes de buscar crédito?

O que você precisa fazer antes de buscar crédito?

Uma das maiores necessidades das empresas nesse momento de Pandemia pelo COVID-19 é crédito.

Mas você sabe qual é a linha de crédito mais indicada para a sua necessidade?
Sua empresa está preparada para tomar crédito nesse momento?
Você sabe qual é a sua capacidade de pagamento para pagar a parcela de financiamento que está pleiteando?

Todo processo de liberação de recursos por parte do credor passa por uma análise de crédito, ou seja, as instituições estudarão o perfil do cliente com o objetivo de avaliar se ele tem condições de arcar com a dívida que será assumida.

Dessa forma, o proponente ou tomador do crédito, precisa realizar um bom planejamento e controle financeiro para melhorar as condições de aceite em relação à sua solicitação.

A gestão empresarial e financeira do empreendimento tem relação direta com a obtenção de financiamento junto a instituição financeira.

Não abordaremos nessa publicação o aspecto de restrições do proponente, pois este é um pré-requisito para a busca por crédito. Estar negativado irá reduzir praticamente a zero as possibilidades de sucesso na busca por crédito.

Focaremos em práticas que aumentarão as possibilidades de sucesso.

Inicialmente separe as despesas pessoais das despesas da empresa. Controle o recurso que retira da empresa para pagar suas contas pessoais. Conta pessoal é toda despesa que não está relacionada com a atividade do negócio, mas sim com sua necessidade pessoal.

Encontre ferramentas que auxiliem na gestão financeira e econômica da empresa. Gestão econômica diz respeito ao processo produtivo, à operação, patrimônio e bens. A situação financeira está ligada ao valor em dinheiro disponível pela empresa.

São exemplos de ferramentas utilizadas na gestão econômica: balanço patrimonial, demonstrativo de apuração de resultado, indicadores de rentabilidade e lucratividade. Exemplos de ferramentas na gestão financeira são: registro de caixa diário, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, indicadores de liquidez.

Identifique qual é sua real necessidade. É importante ter clareza quanto ao valor e finalidade do recurso pretendido. Você quer ou precisa comprar máquinas e equipamentos, matéria-prima? Sua necessidade é aumentar a estrutura física?

Informe-se sobre as linhas de financiamento que melhor se enquadram às suas necessidades, e sobre quais instituições operam com essa linha.

Tenha um plano de negócios bem estruturado para apresentar ao credor. Isso demonstrará que você tem consciência sobre a aplicação do recurso.

Pense nas garantias que podem ser oferecidas à operação. Atualmente há várias Sociedades Garantidoras de Crédito no mercado (www.garantinortepr.com.br), bem como Fundos de Aval, como o FAMPE do Sebrae).

Vou deixar duas dicas sobre acesso a crédito para vocês.

Primeiramente, um curso gratuito sobre Microcrédito Consciente, que você pode acessar pelo link aqui!

E também um vídeo com orientações para observar antes de pegar o crédito:

Lembre-se, quanto mais preparado você estiver, maiores as suas chances de ter êxito em sua solicitação de crédito!!

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você