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Pagamentos digitais em tempos de isolamento social!

Pagamentos digitais em tempos de isolamento social!

A partir de novembro de 2020, o Banco Central irá adotar o “Pix” como sistema de pagamentos eletrônicos oficial no Brasil, este novo sistema permitirá diversos tipos de operações financeiras em segundos.

 

Mas e agora? Neste momento que estamos passando e que boa parte da população está em quarentena dentro de casa e não podem ir ao banco, como fazer para pagar as contas?

 

Calma! O SEBRAE destacou diversas opções de ferramentas e formas de pagamentos que você pode realizar sem sair de casa, ou até mesmo sem sair do sofá.

 

 

Para acessar e executar todas estas atividades em meios digitais, é preciso tomar alguns cuidados, como:
- Procurar utilizar redes seguras de internet;
- Evitar utilizar redes públicas;
- Ao acessar o site do seu banco, digite o link manualmente;
- Nunca acesse o site do banco ou aplicativo por meio de links de e-mails e ou envio de terceiros;
- Se não sentir seguro, busque informações nos canais de contato do seu banco;

Como informado anteriormente, o PIX está programado para novembro deste ano e será quando teremos no Brasil, uma onda chamada open Bank, a partir desta data todas a movimentações e ações financeiras estarão liberadas 24 horas por dia.

Enquanto isso não acontece, ainda há várias restrições de horários para a realizações de operações financeiras. Via de regra as operações financeiras realizadas após o horário bancário e comercial só serão concretizadas no dia seguinte.

Vamos conhecer algumas formas de pagamentos digitais:

 

  1. SITES:


O mais tradicional meio digital de pagamentos é o acesso a sua conta bancária através de sites da internet. Cada banco disponibiliza em seus sites diversos serviços, que podem ser realizados através de um computador, com esta opção é possível pagar boletos bancários, contas de serviços (água, energia, telefone, internet, entre outros), transferências entre contas do mesmo banco e TED’s e DOC’s para outros bancos (sujeito a tarifa de acordo com cada banco e pacote contratado).

 

2. APLICATIVOS BANCÁRIOS:

 

Além dos sites, todos os bancos possuem hoje aplicativos mobile, para que você possa ter acesso a seus dados bancários e todos os serviços disponíveis no site, e com algumas possibilidades extras. A maioria dos aplicativos leem códigos de barras através da câmera dos celulares, e as mesmas, leem QR Codes (um código de barras bidimensional) para executar pagamentos de boletos e/ou transferências pré-estabelecidas.

Além disto, alguns bancos disponibilizam através de seus aplicativos a possibilidade de saque em caixas eletrônicos, sem a necessidade de cartão magnético, apenas utilizando QR Code, só que para isso, você terá que se deslocar até seu banco ou um caixa eletrônico. Aqui vale um lembrete, tanto nos sites como os aplicativos dos bancos, são estabelecidos limites para cada tipo de serviço (pagamento, transferência, TED, DOC, Boletos, entre outros), sejam limites diários, por operação e até mensais, assim é necessário antes solicitar aos bancos o ajuste destes limites de acordo com suas necessidades.

 

3. PAY’s (aplicativos de pagamentos):

 

Algo que vem se popularizando a cada dia são os famosos aplicativos de pagamentos, são conceitos de carteiras virtuais, onde você insere os dados bancários de suas contas e cartões, e realiza os pagamentos através destas ferramentas, muitas delas oferecem retornos e /ou recompensa financeira de acordo com a utilização (cashback).

No mercado, os mais conhecidos são: o PayPal, GoogleApy, ApplePay, Mercado Pago, PicPay, entre outros. Para você que trabalha com vendas online e /ou à distância: estas ferramentas são muito úteis para recebimentos, utilizando links e QR Code’s, é possível gerar meios de recebimentos à distância, lógico mediante a cobrança de um percentual.

 

4. Whatsapp:

 

Vários bancos hoje disponibilizam muitos de seus serviços pelo aplicativo de conversação WhatsApp. Em muitos dos casos é possível executar operações como: Consulta de saldo e extratos, transferências e até pagamentos. No entanto esta modalidade exige alguns cuidados e possui restrições; há um limite de movimentação menor que outras plataformas e é necessário adicionar o contato exato do seu banco, buscando estas informações diretamente com o banco.

 

Se você tiver dúvidas, questionamentos ou quiser direcionamento de como agir no seu negócio, em meio ao Coronavírus, entre em contato com nossa equipe, DEIXE SEU COMENTÁRIO, ou nos contate através dos canais digitais abaixo. Estamos trabalhando de casa 🏡, mas pensando na sua empresa e buscando meios de ajudá-lo.

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Suzanne Moura
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Apaixonada pela vida 💙 Formada em Administração, Pós-Graduada em Gestão de Pessoas e Consultoria Empresarial. Recepcionista e apoio a projeto do escritório de Toledo - SEBRAE/PR. Apoio Sebrae Delas 2019/2020

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