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Passo a passo para implantar transformação digital na sua empresa

Passo a passo para implantar transformação digital na sua empresa

Com as medidas restritivas para prevenção e combate ao Coronavírus, muitas empresas precisaram implantar ações de contingência e aceleraram o processo de transformação digital.

Meu objetivo com esse artigo é demonstrar um dos métodos para implantação de transformação digital que utilizamos em consultorias e com isso ajudar os empresários e gestores que estão diante desse desafio. Além disso, possibilitar uma visão que dê suporte para as ações de longo prazo de revisão do modelo de negócios, que vão além desse momento de crise e que possibilitarão novas fontes de receitas.

Para começar vamos entender o que é transformação digital:

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL (TD) é o processo de uso de tecnologias para alcance de resultados melhores em toda a empresa. Isso ocorre porque geralmente há ganho de produtividade, assertividade e uma gestão baseada em dados e informações, entre outros fatores.

Tendo isso em vista, segue abaixo o passo a passo para implantar transformação digital na sua empresa:

PASSO 1) ENTENDA QUE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PODE EXIGIR ADEQUAÇÃO NO SEU MODELO DE NEGÓCIOS:

Vamos iniciar por um exemplo, pense em um restaurante que passa a vender por aplicativo, o canal de vendas muda, o que pode impactar na mudança de perfil de cliente, também é necessária adequação dos processos para que a comida chegue quente em tempo hábil para o cliente. E a partir de agora há a inclusão do custo de comissão para o aplicativo, além da embalagem de entrega.

A ação parece simples, mas há diversos impactos. Por isso, é importante que você tenha em mente que você precisa avaliar seu negócio como um todo e não olhar somente para a ação que você está implantando.

Dicas importantes: Avalie todo seu modelo de negócio (segmento de clientes, proposta de valor, canais de vendas, estratégias de relacionamento com os clientes, fontes de receita, recurso e atividades chaves, principais parceiros e estrutura de custos) e entenda o que muda na aplicação de TD.

PASSO 2) DEFINA QUAIS SERÃO OS PROCESSOS QUE VOCÊ IMPLANTARÁ AS AÇÕES DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Nossas empresas são formadas por processos que geram nossos resultados, vou resumi-los nessa figura com os agrupamentos setoriais de processos:

A primeira etapa é definir em qual ou quais desses processos você implantará as ações de transformação digital. Durante esse período de paralisação do comércio observamos mudanças principalmente em processos de marketing, canais de vendas e logística.

A segunda etapa é definir qual a melhor solução, avaliando aquela que gera um processo melhor com uma boa relação custo benefício. Outro fator importante é avaliar tempo de implantação.

E a terceira etapa é realizar a implantação com muito acompanhamento da gestão para que a mudança seja implantada adequadamente.

No passo 2 é extremamente importante você incluir ações de transformação digital no seu processo de gerenciamento sistêmico dos negócios. Pense: Como você fará gestão a partir de agora? Quais serão os indicadores que você irá acompanhar?

PASSO 3) TENHA PRESENÇA DIGITAL, ISSO É ESSENCIAL

Independente dos processos que você escolheu, o nível 1 da transformação digital é a presença. Seus clientes e prospectos precisam encontrar sua empresa quando eles dão um “google” ou quando eles te buscam em uma rede social.

O primeiro passo é fazer o cadastro gratuito no Google Meu Negócio (pode ser por aplicativo ou no site), para que sua empresa tenha cadastro e apareça quando alguém pesquisar por ela ou pelo seu seguimento no Google.

O segundo passo é entender seus clientes e quais são as redes sociais de sua preferência. Facebook, Instagram, Whatsapp, LinkedIn, Youtube, Telegram, TikTok, entre outras, hoje são muitas redes sociais, então para escolher em qual investir tempo, escolha aquela que seus clientes e potenciais clientes estão.

O terceiro passo é ter constância nas postagens e buscar engajamento, esses são dois fatores para que os algoritmos das redes sociais entreguem para mais pessoas seu conteúdo e seu alcance seja maior.

PASSO 4) DESENVOLVA COMPETÊNCIAS DIGITAIS

Para que sua estratégia e seus processos digitais funcionem é primordial que você e as pessoas que atuam no seu negócio desenvolvam competências digitais. São necessárias competências técnicas (hardskills) para trabalhar com as soluções tecnológicas e também as competências comportamentais (softskills), como por exemplo, a habilidade de aprender.

Pois uma das questões que a tecnologia nos traz é a velocidade que as mudanças ocorrem, precisamos aprender sempre, para estarmos aptos aos novos desafios.

Para isso, faça planos de desenvolvimento de competências junto com a sua equipe, para que vocês se preparem juntos.

A dica final é: acompanhem sempre as tendências e as novidades relacionadas a Transformação Digital do segmento da sua empresa e observe outros mercados também. Porque essa atualização nos deixa preparados para os próximos passos.

A Transformação Digital é um processo importante para a longevidade do seu negócio, implante na sua empresa!

Comunidade Sebrae
Elaine Sefrian Peinado
Elaine Sefrian Peinado Seguir

Administradora, MBA Executivo Internacional (FVG/UCI-CA) e Mestre em Administração. Empresária, consultora, treinadora e mentora na 3W Inteligência Empresarial.

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