[ editar artigo]

Pílulas de Conhecimento: LIVRO - Fator de Enriquecimento

Pílulas de Conhecimento: LIVRO - Fator de Enriquecimento

“Certa vez conheci uma pessoa tão pobre, tão pobre, que a única coisa que ela tinha era dinheiro”.

Você provavelmente deve ter ouvido esse bordão por aí, certo? Também já deve ter conhecido alguém com o seguinte perfil: Profissional bem-sucedido, com um cargo de responsabilidade em uma grande empresa, mas que, na vida pessoal, não encontra a riqueza que gostaria de ter.

Histórias como essa nos fazem pensar: o que define a verdadeira riqueza?

Para Paulo Vieira, autor deste livro, diz que a verdadeira riqueza é aquela que combina as três dimensões humanas: o ser (a identidade), o fazer (a capacidade) e o ter (o merecimento).

Mas como isso funciona na prática? Depois de anos estudando o comportamento financeiro de seus clientes, o autor descobriu as quatro variáveis que influenciam e determinam a capacidade de enriquecimento do indivíduo, chegando a uma equação matemática denominada Fator de Enriquecimento.

 São elas:

  1. A receita total mensal – é o seu rendimento mensal (R), ou seja, a soma de todas as suas entradas financeiras.
  2. O percentual poupado para investir – é a capacidade de poupar.
  3. A rentabilidade dos investimentos efetuados a partir da poupança. Assim, você tem a combinação de dois comportamentos financeiros fundamentais.
  4. O período de investimento da receita que foi poupada mês a mês.

O livro Fator de Enriquecimento explica que a primeira variável é o de investir em algo que traga retorno financeiro, acima da inflação. A segunda é conseguir o maior retorno possível sobre esse investimento.

Você deve estar se perguntando: onde entra a quarta variável? Certamente, ela é essencial para manter os comportamentos que garantam a repetição dos investimentos.

Ou seja, o desafio de quem quer ficar realmente rico financeiramente é dominar e gerenciar as três variáveis, potencializando cada uma delas, sem se esquecer de repeti-las ao longo do tempo.

Condutas essenciais para garantir o seu enriquecimento

Se você quer, de fato, começar a acumular riqueza e comemorar os seus primeiros milhões, preste atenção nas orientações de conduta apresentadas no livro Fator de Enriquecimento. Anote aí:

1. Querer ser rico

O que você quer mais? Ser rico ou comprar ícones de riqueza em grifes caras para mostrar para os amigos?

2. Sentir-se rico

Quando nos sentimos bem e felizes, produzimos mais serotonina, mais endorfina e mais dopamina, que, juntas, nos empurram pra frente.

3. Ser grato

Para que a gratidão funcione como propulsor de riqueza, ela precisa ser comunicada e expressa por meio de palavras, atos e ações.

4. Auto responsabilidade

Pessoas realizadoras não culpam os outros pela incompetência ou desvios. Elas dizem que deviam ter maior controle sobre as situações.

Exercícios do enriquecimento

Veja o que você pode fazer para promover mudanças extraordinárias e imediatas em sua vida:

Pagar-se primeiro

Assim que receber seu salário, separe 5% do montante e leve para casa em dinheiro vivo, para que você tenha intimidade com o dinheiro em si.

Doar

Pessoas verdadeiramente ricas são abundantes e fartas. Elas têm sobras em sua vida financeira.

Pagar as contas

Priorize três coisas: pagar todas as contas, pagá-las em dia e pagá-las com certa facilidade e sobretudo com sobras.

Investir para ficar rico

Iniciar com o mínimo de 10% dos seus rendimentos para ficar rico. Lembre-se que isso não é poupança.

Poupar para os sonhos

Você vive ou sobrevive? Fique atento, pois, o dinheiro por si só não é capaz de fazer nada de bom, nem de ruim. São suas decisões sobre como usá-lo que farão toda a diferença.

Abundar

Isso significa viver em seus termos, segundo suas possibilidades, e não segundo suas limitações.

Sistema de crenças

Para atingir um alto nível de enriquecimento é preciso se debruçar sobre cada uma de suas crenças sobre dinheiro e depurá-las de seus elementos negativos.

As 6 armadilhas da riqueza

1. Guardar dinheiro para os dias difíceis

Com essa atitude, você diz para seu cérebro que os dias difíceis virão e que, nesse momento, você precisará do dinheiro guardado. Assim, como todo pensamento ou comportamento repetido insistentemente acaba virando uma crença, e toda crença é autorrealizável, o problema surgirá e levará todo o seu dinheiro guardado.

2. Ficar rico pelo sentimento errado

Quando alguém busca se tornar rico pela raiva do que viveu no passado, pelo medo de viver as limitações e frustrações da pobreza ou por autoafirmação, não só a jornada do enriquecimento é muito dura, como também a conquista da riqueza não lhe trará felicidade.

3. Confundir pessoa física com pessoa jurídica

Quando o proprietário mexe no caixa da empresa, ele se torna um falso rico, vivendo fora dos seus termos.

4. Achar que não tem muito a aprender

Se você não está disposto a dedicar tempo para aprender,  suas únicas chances de ser rico serão: receber uma herança considerável de seus pais, casar com alguém que domine as três variáveis ou ganhar uma fortuna na loteria.

5. Parar no meio da jornada do enriquecimento

O autor de Fator de Enriquecimento fala aqui em não desistir, enfrentar as adversidades, aprender em qualquer situação e, sobretudo, chegar ao seu objetivo.

6. Correr atrás do próprio rabo

A maioria das pessoas, à medida que ganha mais, também gasta mais, sem se preocupar em aumentar o percentual dedicado aos investimentos. No entanto, um dos principais segredos dos ricos é formar mais ativos do que passivos.

Modelo mental

Modelo mental é a combinação dos atos comunicativos, pensamentos e sentimentos frequentes e corriqueiros de uma pessoa e que, juntos, produzem suas crenças.

As crenças ou programas mentais podem ser alterados, quando mudamos qualquer um desses três canais neurológicos.

De acordo com Fator de Enriquecimento, os bons sentimentos produzem progresso e sentimentos ruins produzem fracasso. De fato, os sentimentos vêm antes das realizações.

Fonte: Investir e enriquecer/Blog 12min.

Deixe nos comentários o que você achou desse conteúdo! 😊

PÍLULAS DE CONHECIMENTO é um quadro da Comunidade Digital de Finanças e Tributos do Sebrae, com o objetivo de compartilhar de forma breve, aprendizados de livros e filmes que todo empreendedor deveria conhecer.

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você