[ editar artigo]

PIX: Você já sabe o que é e como funciona?

PIX: Você já sabe o que é e como funciona?

Anunciado pelo Banco Central em 19 de fevereiro, e com promessas de começar a funcionar ainda em 2020, o PIX é uma nova forma para transferências e pagamentos mais ágil, barata e segura.

Mas como assim? Já existem essas formas de pagamento convencionais!

Warcraft Pagamento GIF - Warcraft Pagamento Pay GIFs

Exatamente, existem, porém, o PIX chega com a promessa de facilitar a transferência de valores entre pessoas, pagamento de contas e pode ser usado para recolhimento de impostos, taxas, entre várias outras transações. Ah, e também poderá ser usado por pessoas jurídicas e instituições do governo.

A diferença do PIX com os modelos tradicionais de transações bancárias é a rapidez, custo e disponibilidade. As transações poderão ser realizadas 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Ele promete transações finalizadas em segundos.

Para que o PIX seja acessado, o usuário necessitará ter uma conta bancária, e essa conta não precisa ser necessariamente corrente. Para pessoas físicas, ele será totalmente gratuito. Para pessoas jurídicas, a cobrança ficará a cargo da instituição, porém, com valores bem mais baixos do que os atuais.

A implantação da modalidade está sendo liderada pelo Banco Central, e está sendo construída de forma participativa, com interações de diversos agentes do mercado. Seu objetivo é aumentar a eficiência e a competitividade do mercado de pagamentos de varejo no Brasil.

A marca única foi criada para que os usuários identifiquem a nova modalidade de forma clara e inequívoca. Essa marca deverá ser disposta juntamente com a marca da instituição de preferência do usuário.

 

Usuários podem iniciar as transações via PIX de três formas diferentes:

- Por meio de utilização de chaves ou apelidos para identificação da conta transacional, como número de telefone, CPF, CNPJ, ou um endereço de e-mail;

- Por meio de QR Code (estático ou dinâmico);

- Por meio de tecnologias que permitam a troca de informações por aproximação, como a tecnologia near-field communication (NFC).

Fiquem ligados, ainda teremos muitas informações sobre esse tema!

Poor Money GIF - Poor Money Broke GIFs

E aí, gostou da publicação?

Me conta o que achou nos comentários e continue nos acompanhando 😉

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você