[ editar artigo]

Planejamento financeiro para potencializar o crédito

Planejamento financeiro para potencializar o crédito

Desde que se instaurou a pandemia do Coronavírus o empreendedor tem se visto em uma “sinuca de bico”, onde as entradas de dinheiro caíram drasticamente e as contas mensais permaneceram. Muitos desses empreendedores, com o choque da realidade, nunca até então vivida, adentraram em uma “paralisia” sem fim. Que ocorre quando o mesmo não consegue visualizar alguma saída ou alternativa.

Como para empreender e se manter no empreendimento são necessárias uma série de tomadas de decisões rápidas e assertivas para o negócio e para tomar decisões é muito importante ter conhecimento sobre as finanças da empresa, sobre a gestão financeira, hoje então falaremos de planejamento financeiro.

O planejamento financeiro seja ele pessoal ou empresarial é de suma importância para reduzir gastos, poupar dinheiro e se preparar para o futuro. Porém no dia a dia do empreendedor nem sempre se tem pessoas e tempo suficiente para todas as atividades e as de planejamentos acabam passando quase que despercebidas.

Porém em meio a uma pandemia, o empreendedor precisa fazer a tarefa de casa, especialmente quem está buscando alguma linha de crédito. Já que o crédito pode ser o remédio ou o veneno, capaz de manter, fazer crescer ou eliminar a empresa do mercado.

Frequentemente o empreendedor busca crédito sem antes ter analisado a sua real necessidade e se o valor pretendido é suficiente ou não para a sua empresa, especialmente agora com os incentivos de acesso ao crédito e o medo disseminado na sociedade.

Por isso separei aqui, algumas dicas importantes para a sua tomada de decisão:

  • Primeiramente reserve um tempo e organize as suas finanças pessoais e empresariais, a hora é agora, amanhã pode não dar mais tempo de salvar o seu negócio;
  • Na sequência liste separadamente todas as suas despesas pessoais e empresariais dos próximos 3 meses no mínimo, na sua ordem de vencimento, analisando quais dessas despesas podem ser eliminadas, negociadas e prorrogadas;
  • E liste também todas as possíveis entradas de recursos na sua empresa, seja com o recebimento de vendas, auxílio emergencial, venda de algum bem...;
  • Agora que você já tem o valor das contas a pagar e das contas a receber é hora de identificar em cada semana, quanto de dinheiro faltará para cobrir essas despesas, pensando estrategicamente o que pode estar fazendo, a necessidade de aumentar a divulgação de produtos e serviços, de fazer girar o estoque ou até mesmo de se desfazer de algum bem que não está sendo utilizado neste momento.
  • Identificando que não será possível por conta própria equilibrar o caixa é hora de pensar e pesquisar possíveis linhas de crédito, com base na sua real necessidade de caixa e dando sequência ao seu planejamento financeiro, identificando qual a melhor carência, taxa de juros e valor de parcela.

Por mais urgente que seja a sua necessidade de crédito, cuidado para não cair em armadilhas e buscar linhas de crédito e valores que não suprem a real necessidade da empresa.

É muito comum empreendedores buscarem valores insuficientes e antes mesmo do vencimento da primeira parcela, já se encontrarem com novos problemas de caixa. Ou também contrair um crédito superior ao que precisava e acabar gastando de forma desequilibrada.

Assim, não deixe para amanhã medidas que podem ser tomadas hoje para a sua empresa e não caia na tentação de aproveitar o crédito fácil, para não ficar no prejuízo.

Segue um link para acessar algumas planilhas financeiras que podem te apoiar nesse levantamento de informações:

https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/mg/sebraeaz/planilhas-de-gestao-financeira,5d4049fe44fe6610VgnVCM1000004c00210aRCRD

E se precisar de ajuda de um especialista, o Sebrae Pr te atende através dos seguintes canais digitais:

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail ou 0800 570 0800 :)

 

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você