[ editar artigo]

Ponto de equilíbrio para tomada de decisão

Ponto de equilíbrio para tomada de decisão

Definir o preço de venda, o lucro desejado é algo muito importante para as empresas, mas saber o mínimo que se precisa de dinheiro para pagar as despesas e os custos é imprescindível. Esse faturamento mínimo é chamado de ponto de equilíbrio. Existem três tipos de ponto de equilíbrio veja a perspectiva de cada um deles:

Ponto de equilíbrio contábil é o mais comum e utilizado pelos empresários, pois é o momento em que se paga todos os custos e despesas e não sobra nada, sendo assim não existe lucro e nem prejuízo.

No ponto de equilíbrio financeiro só é considerado os custos e despesas desembolsáveis, ou seja, o que realmente saiu do caixa da empresa. Algumas despesas como depreciação por exemplo, são consideradas nas demonstrações contábeis, mas não sai dinheiro da empresa, pelo menos não de imediato. Então para tomada de decisão é interessante desconsiderar essas despesas.

Um empresário abre mão de muita coisa para ter seu empreendimento, mas e se o dinheiro tivesse investido em outra coisa que não tomasse tanto o seu tempo ou não demandasse tanto esforço? Essa é a vertente que o ponto de equilíbrio econômico abrange, ele considera o custo de oportunidade. Não existe um ponto de equilibro mais importante que o outro é interessante analisar todas as perspectivas para poder tomar decisões assertivas. Segue abaixo as fórmulas utilizadas em cada ponto de equilíbrio:

E aí, gostou da publicação?

Me conta o que achou nos comentários e continue nos acompanhando 😉

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

 

 

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você