[ editar artigo]

Porque você gasta mais do que ganha?

Porque você gasta mais do que ganha?

Vivemos em uma sociedade de consumo em que o nosso sistema econômico e o mundo digital nos disponibilizam todo o tipo de bens e serviços. Há despesas indispensáveis que temos que manter, tais como moradia, alimentação, medicamentos, vestuário e todos os bens de primeira necessidade.

No entanto, muitas vezes a indústria e a publicidade criam-nos necessidades e acabamos por comprar itens que não são exatamente necessários.

Além disso, existem pequenas despesas diárias, que são imperceptíveis, mas que têm grande impacto nas nossas finanças no dia a dia, fazendo-nos pensar no final do mês porque é que os nossos rendimentos mensais não são suficientes para pagar as nossas despesas.

Para começar a melhorar a saúde financeira, é importante poupar e, para fazer isso, controlar e reduzir as despesas é necessário. Ainda, para determinar a raiz do problema, é essencial fazer um orçamento mensal e descobrir para onde esta indo o seu dinheiro.

Uma das razões pelas quais gastamos mais do que recebemos é que não temos um controle claro das nossas receitas e despesas. O ideal, é fazer uma lista completa dos rendimentos, tanto regulares como extras, e uma outra das despesas essenciais, tais como alimentação, serviços, educação, etc e esporádicas como seguro, matrículas. etc.

Fazer uma lista mensal de receitas e despesas ajuda a saber qual é o orçamento disponível. Com esta lista, você saberá exatamente quanto dinheiro tem disponível para gastar em outros tipos de produtos ou serviços, tais como entretenimento, bens de luxo, viagens e restaurantes, entre outros; e quanto dinheiro vai colocar em poupanças e investimentos.

Outro fator que nos faz gastar mais do que deveriamos, quando se trata de compras é o auto controle ou a falta dele. Não há problema em ceder de vez em quando, mas é importante reconhecer se podemos realmente comprar um bem sem afetar as nossas finanças pessoais, ou se estamos comprando impulsivamente.

Além disso, as pequenas despesas que fazemos todos os dias, como comprar um café antes de ir para o escritório, afetam o nosso orçamento sem sequer notarmos. Estes devem também ser incluídos na lista de despesas, de modo a manter uma contabilidade precisa.

Os cartões de crédito também nos fazem gastar de forma excessiva. De acordo com um estudo do MIT, a vontade de pagar aumenta quando as pessoas utilizam cartões de crédito em vez de dinheiro. Uma razão é que pagar com cartão de crédito não causa a mesma sensação de desprendimento que pagar com dinheiro. 

Assim, para melhorar as nossas finanças pessoais, precisamos saber quando recebemos, quanto gastamos e de auto controle, para saber quando uma compra é necessária ou apenas emocional. Além de precisarmos nos controlar em relação ao cartão de crédito. 

Curta esse post e conte para nos comentários nós o que achou 💙

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente!

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você