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Preço de venda como calcular

Preço de venda como calcular

O preço de venda de produtos e serviços é a base de todo negócio, isso porque para empresa sobreviver precisa de faturamento suficiente para pagar todos os custos e despesas e ainda gerar lucro. Mas chegar ao preço de venda não é tarefa tão fácil assim, pois vários fatores precisam ser considerados. A formação do preço de venda é diferente para um comércio, indústria e prestação de serviços. Em geral, a indústria e serviços dá muito mais trabalho para chegar ao preço, pois todos custos devem ser considerados.  

Um método bastante utilizado para formação do preço de venda é o mark-up. O mark-up é um índice que aplicado ao valor da matéria-prima (indústria) ou valor de compra da mercadoria a ser revendida (comércio) ajuda a estipular um preço de venda. A fórmula utilizada seria Preço de venda = custo x mark-up, mas para chegar nessa fórmula primeiro precisasse encontrar o índice por meio da seguinte equação mark-up venda = 100/ (100 – (CVP + CVV + CF + L)), veja o que significa cada sigla:

CVP = custos variáveis de produção em % (matéria-prima ou preço de compra)

CVV = custos variáveis de vendas %

CF = custos fixos %

L = lucro desejado %

Vamos para um exemplo, se a empresa tem um custo de matéria-prima 46,00, CVP 12% CVV 15% CF 20% L 30%.

Mark-up venda = 100 / (100 – (12 + 15 +20 + 30))

Mark-up venda =100 / (100 – 77)

Mark-up venda = 100 / 23

Mark-up venda = 4,35

Preço de venda = 46,00 x 4,35

Preço de venda = 200,10

Nesse caso o preço ideal para a venda do produto é 200,00 considerando todos os custos e despesas e o lucro desejado, o empreendedor pode aumentar ou diminuir o preço apenas alterando o lucro desejado.

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Essa é uma forma rápida de se chegar ao preço de venda, no entanto o empresário precisa conhecer bem seu negócio para estimar o percentual de cada item da fórmula. Existem outros métodos de formação de preço e todos são válidos se forem consideradas todas as despesas e custos envolvidos.

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