[ editar artigo]

Qual é o grau de endividamento do seu negócio ?

Qual é o grau de endividamento do seu negócio ?

Grande parte das empresas estão com o CNPJ negativado. O Serasa apontou que o nível médio de endividamento dos negócios brasileiros chegou ao patamar de 46,5% dos ativos totais. A indústria foi o setor que apresentou o maior nível: 54,6% das empresas ativas.

Estes dados são de antes da pandemia, imagine agora!

O índice de endividamento é fundamental, por isso, dar atenção dedicada e de modo periódico é essencial. É comum, o empresário buscar informações dentro do seu segmento para ter algum parâmetro de comparação com seus pares.

O endividamento aponta uma questão primordial, quanto mais endividada estiver uma empresa, maior a probabilidade de ela não conseguir honrar seus compromissos. O inverso também é verdadeiro, quanto mais próximo o índice estiver de zero, mais sólida é a empresa.

O perfil de endividamento das empresas se divide em alguns tipos principais que variam de acordo com o índice de dívidas e outros fatores. Identificar o momento atual da sua companhia é importante para buscar soluções e melhorar cada vez mais seus indicadores financeiros e sua gestão tributária.

Para ajudá-los a acompanhar esse índice importantíssimo, ensinarei de maneira simples como calcular na sua empresa.


EG (índice de endividamento)

DIREITOS (ativo total > valores do ativo circulante (saldos disponíveis em caixa e bancos + contas a receber + estoques)

OBRIGAÇÕES (todo o passivo > valores do passivo circulante contas a pagar a fornecedores + empréstimos + financiamentos + impostos + salários -> exigíveis nos próximos 360 dias) e também o exigível de longo prazo -> valores a pagar acima 360 dias.)

Cálculo: EG=   OBRIGAÇÕES/DIREITOS

Suponhamos que seus direitos correspondem a R$575.000,00 e seus deveres R$ 520.000,00. Logo teremos:

EG = 520.000/575.000= 0.91.  

Significa que para cada 1 real que está locado na empresa, 91 centavos estão comprometidos. Ou seja, trabalhando praticamente com capital de terceiros. Ou seja, 91 centavos são dívidas junto a terceiros.

Conclusões:

a. Se nosso cálculo tivesse dado igual a zero, IE =0, a empresa esta no zero a zero, tudo o que temos devemos.

b. Se nosso cálculo tivesse dado superior a um, IE > 1, a empresa esta insolvente, ou seja, tem passivo descoberto. A empresa tem comprometido um valor maior que o seu ativo (estoque, valor em caixa, em bancos, imobilizado, etc)

c. Se nosso cálculo tivesse dado, como deu, inferior a um, IE <1, a empresa esta solvente, ou seja, tem mais ativos do que as contas à pagar, mas muito próximo do limite. Acenda a luz amarela!

Espero ter ajudado, estou a disposição, qualquer dúvida deixe nos comentários!

Comunidade Sebrae
Peterson Boito
Peterson Boito Seguir

Consultor Financeiro- Especialista em Gestão Financeira Empresarial

Ler matéria completa
Indicados para você