[ editar artigo]

Real Digital acabará com o dinheiro em espécie!?

Real Digital acabará com o dinheiro em espécie!?

Não é segredo para todos que com o avanço da tecnologia dois fatores são preponderantes: "As fraudes através das tecnologias e os controles para evitá-las".

 Pensando nisso, a cada ano vemos novos formatos para evitar as fraudes, as sonegações, a corrupção, e qualquer ganho ilícito. 

Após o pré lançamento do PIX pelo Presidente do BACEN (Banco Central do Brasil), Sr. Roberto Campos Neto, direcionou os discursos na transmissão Bloomberg para o elogio aos sistemas de pagamentos em moedas digitais, no qual, afirma que até o final de 2022 o país estará lançando a sua versão da moeda digital, o "Real Digital". 

De acordo com a transcrição do Correio Braziliense durante a live, destacou:

Para ter uma moeda digital, você precisa de um sistema de pagamentos instantâneos que seja eficiente e interoperável; um sistema aberto, onde pode criar competição; e uma moeda que tenha credibilidade, seja conversível e internacional. Depois disso, eu acho que você tem todos os ingredientes para ter uma moeda digital. Nós achamos que teremos isso em 2022.

 

O que significa?

Significa que o país terá a sua versão digital do Real podendo levá-lo a extinção física. Assim como o bitcoin tinha o objetivo de substituir as moedas mundiais, a moeda apresentada pode substituir, definitivamente, o dinheiro nacional em espécie.

Por que?

Terá aferição através do grupo de trabalho para estudar a CBDC (Central Bank Digital Currency), que significa "moeda digital do banco central" em inglês. E com isso o lastro será a União, o Governo Federal e o Bacen, fazendo com que a adesão e confiança aumente significativamente. Além disso será criptografada.

Isso tudo nos mostra o quão perto estamos de uma nova versão da moeda e os questionamentos que devemos fazer.

A realidade é, temos dois anos no máximo para se preparar, organizar nossas agendas e negócios, afim de que possamos receber a transição com calma e tranquilidade. 

Você precisa alinhar seus processos, a gestão e a controladoria.

📌Acesse o grupo e saiba como colocar em prática em seu  negócio -  http://bit.ly/AcesseONetworking

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Vinícius Cruz
Vinícius Cruz Seguir

Filho, esposo e pai de dois. Controller, Gestor Financeiro, Engenharia de Custos e Trader.

Ler conteúdo completo
Indicados para você