[ editar artigo]

Saber gerir o tempo, para saber gerir as finanças.

Saber gerir o tempo, para saber gerir as finanças.

Hoje em dia vivemos em um ritmo tão frenético que é cada vez mais comum ouvirmos pessoas se queixarem da falta de tempo para realizar suas atividades diárias. E, se eu tenho algo pra indicar é: aproveite bem seu tempo. Você aproveita bem as suas preciosas horas?

Kid entediado GIF - Kid entediado GIFs

Como gerenciar o tempo no dia a dia?

Na vida profissional o gerenciamento do tempo se torna ainda mais importante, porque temos que atender as demandas diárias da melhor maneira possível e dentro do prazo. A organização impacta diretamente no desenvolvimento positivo do trabalho e, consequentemente maximiza a produtividade.

Esse conceito também dá a oportunidade de expandir projetos, inovar, ser criativo, aplicar em capacitação, desenvolver trabalhos em equipe, investir na fora do trabalho e crescer profissionalmente e pessoalmente. Neste processo de arrumação, o passo fundamental é planejar as atividades.

Os profissionais que aprendem a gerir seu tempo também conseguem gerenciar melhor o stress e lidar com o inesperado, pois sabem discernir quais os “pesos” de suas demandas. Com isso também tem mais tempo para dedicar-se a sua vida pessoal e ao lazer.

Como administrar melhor o tempo

Administrar bem o tempo é uma tarefa essencial e que é difícil, mas não é impossível de se realizar. Para executar essa gestão com sucesso é preciso que você encontre qual é o processo ideal para você. Com a experiência profissional, e até pessoal, você começa a entender quais são seus “truques”, ou seja, quais são os métodos de trabalho que melhor funcionam para você. Pode ser que um determinado jeito de trabalhar funcione bem para o seu colega, mas não para você. O interessante é testar até encontrar a forma ideal.

Para ajudar você nessa etapa, abaixo um passo a passo simples de como gerir seu tempo de maneira saudável, trazendo agilidade e produtividade para o seu dia a dia.  

GIF AAAHHH - GIFs do Bob Esponja Patrick Panic

Faça listas: escreva todas as tarefas que você tem que executar de forma resumida em apenas uma linha.

Estabeleça prioridades: ao definir qual é o grau de importância de cada obrigação é possível focar suas energias nos momentos corretos. Ao fim de cada linha escreva a classificação delas:

PA = prioridade alta, ou seja, os itens emergenciais;

PM = prioridade média, ou seja, os pontos circunstanciais;

PB = prioridade baixa, ou seja, os itens importantes.

Defina prazos: acrescente as datas e horários que as atividades PA devem estar finalizadas. Ao listar e visualizar o que tem a ser feito, você pode controlar melhor suas demandas e cumprir horários e prazos com sucesso.

Após finalizar as tarefas PA, comece a colocar as datas e horários de entrega daquelas que são PM.

Depois, coloque os deadlines das tarefas PB.

Por fim, faça uma análise de tudo que realizou no período que determinou. Esse tipo de verificação irá ajudar você a perceber se está fazendo mais do que deveria ou se a organização permite acrescentar mais obrigações.

Dica extra: se você tiver a oportunidade, é interessante fazer essa análise em uma tabela, tal como em um documento Excel.

Por meio deste planejamento ainda é possível definir e fazer outras demandas com antecedência!

Deu para perceber que essas dicas podem ser úteis tanto no trabalho quanto fora dele, não é mesmo? Agora é só aplicar essa mesma regra para as suas finanças pessoais, não tem erro. Saber gerir você mesmo, é um hábito!

Curta esse post e conte para nós o que achou 💙

Vai Logo O Tempo Está Passando Voando GIF - Waiting TimeFliesurryUp GIFs

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente

 

 

 

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
Mariana Carvalho Seguir

Consultora do SEBRAE/PR | Especialista em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos | Mentora de Educação Financeira

Ler conteúdo completo
Indicados para você