[ editar artigo]

Sistema Gerencial

Sistema Gerencial

Muito se fala em controle, sabe-se que com a concorrência acirrada e ainda mais em tempos de pandemia, ter informações confiáveis é essencial para qualquer negócio. Nesse período os empresários se viram forçados a mudar estratégias, implantar métodos jamais sonhados para se manterem no mercado. Mas por um lado, essa crise que a pandemia provocou foi boa para tirar as empresas da zona de conforto e gerar novas oportunidades.

Em se tratando de informações existe uma área da contabilidade que trata desse assunto, é a chamada controladoria. A controladoria é o setor da empresa que filtra todas as informações geradas e as transformam em conhecimento para tomada de decisão, além disso a controladoria pode fiscalizar se os controles internos estão funcionando, se os setores estão produzindo o seu melhor. O profissional responsável por essa área é o controller, esse pode ser tanto um contador como um administrador o importante é conhecer a parte teórica (demonstrativos contábeis) e a parte prática (processos, parte operacional), pois as informações viram de todos os lados e ele precisa filtrar e dar subsídio para a gestão montar estratégias para o curto e longo prazo.

Mas pensa como seria difícil para o controller coletar informações pulverizadas para gerar relatórios gerenciais. A empresa é um sistema em que os setores estão interligados de alguma forma, e o ideal é que as informações geradas no início do processo alimentem todo o sistema até chegar na controladoria que o é o ponto final desse processo, isso evita retrabalho e consequentemente erros. Se a empresa puder investir em um ERP (sistema integrado de gestão) seria muito bom, porque esses sistemas já são interligados, e o custo para mantê-lo compensaria pela economia de despesas com funcionários, tempo extra de trabalho, otimização de processos. Além de investir em um ERP aconselha-se que busque um específico para o ramo de atividades, pois esse estará pronto para gerar as informações relevantes para sua empresa. Existem muitos ERP com valor bem acessível no mercado basta procurar e desfrutar de tudo que ele pode lhe oferecer.  

E aí, gostou da publicação?

Me conta o que achou nos comentários e continue nos acompanhando 😉

Se você ainda não faz parte da Comunidade de Finanças, não perca tempo e vem participar com a gente.

 

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você