[ editar artigo]

Tenho lucro mas não tenho caixa. Por quê?

Tenho lucro mas não tenho caixa. Por quê?

 

Tenho lucro mas não tenho caixa. Por quê?


Já sabemos na teoria o que é o lucro de uma empresa, certo? Mas podemos relembrar: é o dinheiro que fica após o pagamento de todas as despesas e custos operacionais. Normalmente o lucro é utilizado para aquisição de equipamentos para o crescimento do negócio sem que seja necessário fazer um empréstimo junto ao banco.

Mesmo tendo lucro, uma empresa pode não ter caixa, mas por que isso acontece?

Quando há a saída de dinheiro para gastos não operacionais, como negociações, empréstimos e retiradas de sócios, por exemplo, pode ser que o caixa fique negativo, não por conta das despesas da empresa, mas sim por causa desses gastos não previstos nos custos fixos. Essa é normalmente a grande causadora das falências das empresas, mesmo que sejam altamente lucrativas. 

Podemos citar o exemplo de uma gigante mundial: a Amazon, que somente depois de uma década de existência começou a ter lucros e um fluxo de caixa considerado sadio. Isto porque antes ela gastava mais do que ganhava e esse fluxo “desalinhado” comprometia o caixa da empresa.

O papel de um Contador Gerencial é saber identificar essas falhas e, acima de tudo, ajudar o seu cliente a ter lucratividade e um fluxo de caixa sadio!

Para mais dicas e conteúdos sobre gestão financeira, curta nossa página: https://www.instagram.com/julianaperaoassessoria

Autora: Juliana Perão

Editado: Verônica 

 

 

 

 

Finanças e Tributos

Ler conteúdo completo
Indicados para você