[ editar artigo]

Negócio em Cervejeira - Venha conhecer sobre tributação.

Negócio em Cervejeira -  Venha conhecer sobre tributação.

A produção de Cervejas Artesanais é um mercado em expansão e que vem ganhando mais consumidores e adeptos a esse produto, além disso tem-se tornado um hobby ou ainda um estilo de vida para muitas pessoas.

Existem diversas formas de atuar no ramo cervejeiro, como exemplos:

  • Cervejarias Artesanais;
  • Cervejarias Ciganas (produção terceirizada);
  • Brewpubs (produção e comercialização no mesmo espaço físico) e;
  • Distribuidoras de chopp, que são atingidas pela carga tributária deste meio.

Falando em tributação, está aí talvez o grande vilão desse mercado, onde a carga tributária é exorbitante e qualquer erro no planejamento ou formação do preço de venda, pode deixar seu produto fora do mercado. Essa é uma pergunta interessante e depende muito de como você vai atuar.

Em geral os empresários são orientados a sempre iniciar pelo regime do Simples Nacional, pela simplicidade no controle dos impostos (centralização dos impostos em uma única guia) e também por possuir uma baixa carga tributária inicial.

Porém existem outros fatores que podem nos direcionar qual melhor regime, dentre eles margem de lucro, insumos para produção, despesas etc.

📍 Importante ressaltar a necessidade do mapeamento completo de todos custos e despesas para uma melhor tomada de decisão.

Outro fator a ser analisado seria qual a atividade propriamente exercida:

Produção própria?

Cervejaria cigana?

Brewpub?

Cada um desses tipos de negócios, possuem suas particularidades e consequentemente a tributação sofre variações em cada desses modelos. Sem mencionar a substituição tributária, MVA, pautas de ICMS por Estados, alíquotas de ICMS, etc.

Mas enfim, se você está inserido no mercado cervejeiro e quer saber como otimizar a sua situação fiscal para fugir das multas e das horas de dor de cabeça, então quero te convidar para participar do nosso 2º Webinar da série Cervejaria do Futuro: TRIBUTAÇÃO CERVEJEIRA, dia 24 de março (quarta-feira), às 20h00, totalmente online e gratuito.

Nós da ArBrain, em parceria com a Fênix Consultoria, vamos bater um papo com vocês sobre esses assuntos.

Não deixe de participar e garanta sua inscrição pelo link: 

https://mailchi.mp/862d6ff9f6df/tributacaocervejeira

Finanças e Tributos

Comunidade Sebrae
Karolina Alberti
Karolina Alberti Seguir

Engenheira Química e Analista de Negócios na ArBrain.

Ler conteúdo completo
Indicados para você