[ editar artigo]

Você sabe em qual cenário o seu negócio está inserido?

Você sabe em qual cenário o seu negócio está inserido?

A questão do coronavírus realmente está tirando o sono de qualquer empresário, mas será que você pode se proteger do fator externo para que sua empresa esteja livre dos prejuízos?

Não existe receita de bolo para se manter protegido, nem mesmo álcool em gel pode nos salvar rsrs brincadeiras a parte, algumas dicas nesse momento podem ser fundamentais.

Presta atenção:

Presta Atencao Escuta Aqui GIF - PrestaAtencao EscutaAqui PayAttention GIFs

1° - Analise o cenário que seu negócio está inserido

Você sabe onde ele se encontra? O famoso Market share pode salvar a sua empresa. Da mesma forma, é preciso se conscientizar em relação ao desempenho da marca, de forma a permitir que um planejamento estratégico seja desenvolvido e colocado em prática. Você quem deve definir qual a fatia do mercado que pretende atingir e também é quem decide o que considera como concorrência. Faz sentido?

2° - Utilize informações contábeis

Deixar de utilizar essas informações pode custar caro para o seu empreendimento. Assim, você irá dispor de Informações contábeis fidedignas, que venham a retratar em tempo hábil o cenário em que seu empreendimento se encontra. Isso será fundamental para uma tomada de posição assertiva.

3° Gestão de risco Financeira

É preciso realizar essa gestão, para que possa minimizar os impactos na Economia, advindo de fatores externos como por exemplo, o Coronavírus.

Você sabe como estava o andamento da sua empresa antes da Pandemia iniciar? Lembre-se que, a Pandemia pode trazer não só cenários ruins e sim, novidades e inovações que só neste momento paramos para pensar.

Se a sua empresa se encontrava em uma fase já ruim, este é o momento ideal para analisar uma possível mudança, ou uma analise mais minuciosa a respeito de seu negócio.

Alguns bons hábitos podem ajudar a obter controles das suas finanças.

Desde seguir um plano alimentar para conseguir aquele corpo desejado, ao sucesso tão almejado nas finanças da sua empresa, uma coisa é consensual:

                        "Criar um bom hábito exige uma mudança de rotina"

Sair da zona de conforto é uma tarefa árdua, eu sei, mas é necessário para tornar os sonhos realidade.

Um exemplo de hábito para eliminarmos é confundir o patrimônio das mesmas com o dos sócios, isso tende a comprometer o fluxo do caixa, é necessário registrar tudo, mesmos os pequenos gastos devem estar sob o seu controle.

Tarefa: repense, em quais outros hábitos você precisa eliminar.

Retomando, Depois de você ter consciência de que precisa de uma gestão de risco, Market share, informações contábeis, mudança de hábitos e muitos registros para conhecer seu cenário e assim protege-lo quando tudo isso passar, o que fazer?

                                     "Transforme a crise em oportunidade!"

O Brasil, conhecido por sua população adaptável e criativa, já apresenta exemplos de empresas que estão vivenciando a crise da COVID-19 com criatividade, faça parte dessa população, se ainda não está, vá para o digital, tente mudar sua forma de comunicar com seu cliente, mostre como seu poder de líder pode influenciar positivamente para o sucesso da sua empresa. Além dos números claros, seja transparente com seus clientes, mostre suas dores e o traga para perto.

O seu cenário pode estar inserido em um momento incerto, mas é você quem define os próximos passos do seu negócio!

Vamos conversar sobre esse assunto? Deixei seu comentário!

 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você