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Voucher: estratégia para aliviar o caixa de sua empresa

Voucher: estratégia para aliviar o caixa de sua empresa

Os pequenos negócios do segmento de eventos, assim como salões de beleza e agências de viagem por exemplo, têm sentido muito os efeitos da pandemia causada pelo novo coronavírus. E enquanto as atividades não voltam à normalidade, o empresário não pode deixar de usar estratégias de sobrevivência.

Voucher é um termo de origem inglesa que se refere a um documento que comprova o pagamento e o direito a um serviço ou a um produto.

Em inglês, o verbo vouch significa “atestar”, “confirmar”. Apesar de se escrever com as vogais “ou”, a sua pronúncia correta é “vaucher”.

Os vouchers, antes da pandemia, já eram muito usados como estratégia de marketing.

É importante entendermos as finalidades do voucher, que podem ser comerciais ou financeiras.

Quando falamos de estratégias comerciais o voucher vai contribuir, por exemplo, para a fidelização dos clientes.

Pensando financeiramente, trata-se de uma operação de antecipação de receita. Explicando melhor:  o cliente paga agora e você só presta o serviço depois. Isso significa um reforço para o caixa da empresa no curto prazo, ou seja, agora.

Posso repassar o desconto que obtive do fornecedor? Qual a vantagem?

Esse é conhecido como o “voucher desconto”. Quando no preço, você repassa o desconto que obteve do fornecedor, significa que vende mais barato e seu preço ficou mais competitivo em relação aos concorrentes. Aí sim, é uma estratégia válida. A principal vantagem é a entrada mais rápida do dinheiro no caixa, sobretudo, neste delicado momento em que as vendas sofreram relevante queda.

Por outro lado, tem que haver um cuidado para que você não gaste todo o dinheiro, que o cliente pagou, de forma desequilibrada e isso atrapalhe ou inviabilize, mais tarde, a prestação do serviço.

Pra isso, você precisa fazer um planejamento financeiro projetando as entradas e saídas de recursos, principalmente para os meses que os serviços serão prestados.

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