[ editar artigo]

Araucária: Como estamos discutindo a agenda de inovação?

Araucária: Como estamos discutindo a agenda de inovação?

Em nosso dia a dia é muito comum ouvirmos e vincularmos a inovação com recursos tecnológicos. Quando se fala em inovação é muito natural imaginarmos automação, robozinhos, alta tecnologia embarcada.

A inovação não precisa ser necessariamente tecnológica, desde que ela traga soluções inéditas, o manual de OSLO de forma ampla traz um conceito para inovação: “inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço), novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.”

Foi trabalhando com este conceito, que o Espaço do Empreendedor de Araucária, o SEBRAE e demais parceiros criaram o INOVA ARAUCÁRIA (INOVAR), que através de soluções e capacitações gratuitas, preparam o pequeno empresário e a sociedade a inovarem os seus processos e gestão empresarial, bem como o layout de suas empresas para oferecerem serviços e produtos novos ou melhorados e assim aumentando os seus ganhos e lucros.

A primeira versão do INOVAR aconteceu em 2019, do qual foram capacitados mais de 3.000 empresários nas diversas temáticas como Inovando o Visual de Loja, Marketing, EMPRETEC, Gestão da Qualidade, Inovação na pequena indústria, aumentando as vendas acessando o mercado institucional, através de cursos, oficinas, palestras, missão técnica, rodadas de negócios para conexões empresariais e no final de toda a jornada a realização da Primeira Arena de Inovação de Araucária.

Em 2020 devido a pandemia gerado pelo Coronavírus o INOVAR 2.0 como está sendo chamado virá com soluções para provocar o empresário a repensar seu modelo de negócio, impulsioná-lo a vida digital, entender sobre as mudanças que já estavam acontecendo no mundo dos negócios e que foram aceleradas pelo distanciamento, pela falta de segurança dos consumidores e clientes.

Importante destacar que toda esta agenda de discussão para se tornar um município referência na temática inovação, tem sido discutido dentro de uma diretriz estratégica do Conselho de Desenvolvimento Econômico - AVANÇARAUCARIA, que estimula  e fomenta através da Câmara de Inovação e Biotecnologia todas estas ações.


Fique atento às novidades do município com maior pólo industrial do Paraná, e que esta pulsando a inovação em seu território!!!

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Eliezer Cordeiro
Eliezer Cordeiro Seguir

Apaixonado pelo desenvolvimento municipal, entusiasta da política pública da inclusão econômica do micro empreendedor individual, sonhador como a maioria dos agentes de desenvolvimento, e focado nas ações de inovação para os MEIS.

Ler conteúdo completo
Indicados para você