[ editar artigo]

Araucária: O que este município tem feito em busca de se tornar referência em inovação

Araucária: O que este município tem feito em busca de se tornar referência em inovação

Marcada historicamente por seu parque industrial, que conta com mais de 600 grandes industriais, dentre elas a Refinaria Getúlio Vargas - REPAR, o município de Araucária vem implementando iniciativas que visam reduzir a dependência econômica no setor petroquímico e tornar se referência em inovação e biotecnologia no âmbito nacional.

Para descobrir qual caminho seguir Araucária adotou uma estratégia de trazer projetos estruturantes e que não visem o curto prazo, mas que possa mudar a vida e a cultura da cidade aos longos dos anos.

Neste sentido o município escolheu investir em três projetos de ponta, primeiro deles a revisão do Pano Diretor Municipal e de todas as suas legislações acessórias, destacando uma região no município como uma Zona de Desenvolvimento Tecnológico, implementação da Lei de incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, Lei de criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Inovação, Lei de redução do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) ao mínimo constitucional.

A segunda iniciativa trata se da viabilização de implantação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Araucária o AVANÇARAUCARIA, derivado Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodec), metodologia do SEBRAE/PR. Trata-se de um comitê de governança que reúne representantes da iniciativa privada, da academia, do poder público e da sociedade civil para pensar o futuro do município. Com uma visão de futuro para 2040, o grupo estabeleceu tornar Araucária “símbolo de qualidade de vida, desenvolvimento sustentável e modernidade, excelência em educação, inovação e biotecnologia, desperta aos desafios do mundo”.

Importante que destacar que Araucária tem muitos ativos tecnológicos e atitudes inovadores, mas que na maioria das vezes este potencial esta restrito a poucos atores, a grandes industrias, mas que com a participação da sociedade, e o estabelecimento de diretrizes, esta agenda e temática torna se comum a grandes, medias e pequenas empresas do município.

Somado a toda esta estratégia, desde 2019 Araucária trabalha na viabilização de uma área para a instalação de um parque tecnológico e um Habitat de Inovação, ambos espaços capazes de aproximar a sociedade e a academia do potencial industrial da cidade, dando protagonista ao empreendedorismo e a inovação que já habitam e que poderão vir fazer parte deste ecossistema de inovação que esta pulsando a anos em nosso País.

Fique atento ao município com maior polo industrial do Paraná e capaz de trazer grandes novidades.

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Eliezer Cordeiro
Eliezer Cordeiro Seguir

Apaixonado pelo desenvolvimento municipal, entusiasta da política pública da inclusão econômica do micro empreendedor individual, sonhador como a maioria dos agentes de desenvolvimento, e focado nas ações de inovação para os MEIS.

Ler conteúdo completo
Indicados para você