[ editar artigo]

[CASE] SDW - Anna Luísa inovando em soluções de impacto já na adolescência

[CASE] SDW  - Anna Luísa inovando em soluções de impacto já na adolescência

SDW - Safe Development and Water For All, ou como é conhecido, AQUALUZ é um sistema que tem por objetivo democratizar o acesso à agua potável  e ao saneamento básico.

A solução foi idealizada por Anna Luísa Beserra Santos quando ela percebeu as dificuldades de acesso à agua enfrentadas pelas populações do sertão brasileiro. Anna Luísa é de Salvador (BA), formada em Biotecnologia na UFBA, especialista em lideranças de novos empreendimentos pelo MIT e pós graduanda em Sistemas de Gestão Integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade. 🚀🚀🚀

O dispositivo para desinfecção de água de cisterna, de captação de água da chuva foi premiado pela ONU em 2019.  Anna Luísa relata que,

Aos 15 anos, em 2013 comecei a ler um livro sobre a seca no Brasil e fiquei muito tocada com a realidade no sertão. Fiquei muito triste pois sabia que também era uma realidade no mundo inteiro. Alguns dias depois vi um cartaz sobre um prêmio para cientistas que o tema era água. Então achei que aquela seria uma oportunidade perfeita para eu me tornar uma cientista e resolver um dos maiores problemas do mundo, a falta de acesso à água potável.

A, então adolescente, impulsionada pela vontade de melhorar o mundo e ser premiada para poder fazer ainda mais, levou muito a sério as demandas e  necessidades das famílias que vivem no sertão sem condições mínimas de saneamento e acesso à água. 

Logo quando comecei a pesquisar, fiquei fascinada com a quantidade de tecnologias disponíveis para tratar água e fiquei me questionando como que realmente ainda haviam pessoas sofrendo por conta disso. Assim nasceu o Aqualuz, mas infelizmente não ganhei a premiação.

O Aqualuz nasceu como projeto e se consolidou na SDW, como empresa que o leva até o mercado, uma vez que

como cientista eu não estava conseguindo acesso a suporte para viabilizar a entrega de tecnologia. Então decidi fundar minha própria empresa para facilitar a chegada do Aqualuz para quem mais precisa.

Aqualuz, é um negócio de impacto social, nasceu para solucionar uma demanda da sociedade, e se monetiza a partir de parceiros e empresas que atendem aos princípios de ESG e responsabilidade social que tem interesse naquele público, como melhoria da qualidade de vida humana, ou como clientes. As famílias mais pauperizadas tem acesso ao dispositivo sem custo após a realização de um diagnóstico inicial, que questiona inclusive sobre a intenção real de uso do equipamento, pela família. 

Encerro com o recado da Anna Luísa para quem pensa em empreender e inovar:

Diria para os jovens sempre acreditarem em seus sonhos e correrem atrás para realizá-los não importa o quanto as pessoas digam que não vão conseguir. Uma coisa que aprendi na minha trajetória, é nós somos os únicos que podemos limitar a nossa capacidade e decidir o nosso futuro.

Quer conhecer sobre as soluções e tecnologias SDW? Faz uma visita, e verifica se sua empresa pode ser parceira, ou mergulhar na responsabilidade social.

____________

Para ter acesso a este e outros conteúdos PARTICIPE (clique em participar) da Comunidade Ambientes de Inovação.

Siga meu perfil na comunidade!

Tem dúvidas, contribuições ou sugestões? Comente aqui 👇

 

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Silviane Del Conte Curi
Silviane Del Conte Curi Seguir

Analista de projetos de inovação e impacto na Inpar Soluções, Mentora Hack Brazil, 2018/19; InovAtiva Brasil 2016/20; Aliança Empreendedora 2017/19. Agente InovAtiva, 2015/19. Avaliadora: MIT Inclusive Innovation 2018/20; 100K Latam 2019; Sinapse PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você