[ editar artigo]

Conecta Apucarana: Uma cidade que se reinventa para a inovação

Conecta Apucarana: Uma cidade que se reinventa para a inovação

 

Transformar Apucarana numa cidade inteligente, inovadora e conectada com o futuro. Esta é a síntese do projeto “Conecta Apucarana”, que foi lançado no segundo semestre de 2018 pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIA), em parceria com a UTFPR, UNESPAR, SENAI, SEBRAE, SICOOB e PREFEITURA. Os trabalhos tiveram início em 2013 e foram ganhando corpo com o apoio de várias entidades. Entre elas, o Comitê da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Fórum Desenvolve Apucarana, a FAP, Sivana.

Segundo Wanderlei Faganello, vice-presidente da ACIA e responsável pela pasta de Indústria, e um dos idealizadores do projeto a ideia é contribuir para o desenvolvimento econômico do município, mediante a promoção da inovação, executando e administrando atividades, articulando, dinamizando, fomentando e catalisando processos de inovação. “Em um mundo de alta competição e com transformações que chegam cada vez mais rápido, inovar é a palavra de ordem para as empresas que desejam se manter competitivas. O Conecta Apucarana consiste em criar um ambiente propício ao fomento da inovação e da tecnologia, além de ajudar a atrair novos investimentos para o município”, explica.

 

A ideia do Projeto é oferecer às empresas novas perspectivas de crescimento e inserção no mercado, disponibilizando todo suporte necessário, tanto para o aprimoramento dos produtos como na gestão dos futuros negócios. “A cidade tem hoje alguns ‘atores’, ou seja, entidades que trabalham esses conceitos de inovação, como as universidades e outras instituições. Mas são ações isoladas. Queremos criar uma infraestrutura de inovação que permita às empresas desenvolver seus negócios de forma eficiente, criando um diferencial competitivo”. O projeto visa abranger todos os setores econômicos de Apucarana. “Onde tiver potencial para melhorar, o projeto irá atuar na busca de soluções. O objetivo do projeto é exatamente esse: fazer as conexões entre a necessidade e os ‘atores’ que podem contribuir para o atendimento dessa demanda”.

 

O Conecta é um projeto que tem o apoio e participação de várias instituições de ensino superior, entidades governamentais estaduais, municipais e atores sociais da sociedade apucaranense. Surgiu das discussões sobre o desenvolvimento social e econômico da cidade de Apucarana entre a instituições e a sociedade em geral e na formação de um ambiente de negócios mais ativo e participativo para as empresas apucaranenses. Os próximos passos do Conecta são no sentido de fomentar a cultura da inovação na cidade de Apucarana, estimular a criação de Startups e novos negócios, a criação de Incubadoras e fortalecer as conexões que contribuem para o Desenvolvimento social e econômico da cidade.

Comunidade Sebrae
Tiago Cunha
Tiago Cunha Seguir

Mestre em Administração Pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Consultor do SEBRAE/PR - Atuando na Regional Norte - Escritório de Apucarana e Vale do Ivaí Professor Universitário Apaixonado por livros e Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você