[ editar artigo]

Dia Global do Empreendedorismo Feminino

Dia Global do Empreendedorismo Feminino

Em 2014, durante a Semana Global do Empreendedorismo, a Organização das Nações Unidas - ONU estabeleceu para o dia 19 de novembro, o Dia Global do Empreendedorismo Feminino, celebrando a capacidade da mulher empreendedora e os impactos gerados por ela na economia. Iniciativa que surgiu com o intuito de ampliar as oportunidades e a autonomia das mulheres, em todos os setores e ambientes, na economia, na política, na educação e na saúde. Até o ano de 2019 éramos 24 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil. 

Promover a equidade de gênero e evitar disparidades para as futuras gerações não só é uma necessidade, mas  como o 5º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável - ODS, tendo como base central alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. É um objetivo transversal a toda a Agenda 2030 da ONU, capaz de efeitos multiplicadores no desenvolvimento sustentável.

“O desenvolvimento sustentável não será alcançado se as barreiras tangíveis e intangíveis que impedem o pleno desenvolvimento e exercício das capacidades de metade da população não forem eliminadas.” (ONU- AGENDA 2030)

Igualdade de gênero como direito humano fundamental, como base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero, inovador e sustentável.

São princípios do empoderamento feminino:

  • Liderança

  • Igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação

  • Saúde, segurança e fim da violência

  • Educação e formação

  • Desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de fornecedores

  • Liderança comunitária e engajamento

  • Acompanhamento, medição e resultado.

Para que este empoderamento ocorra fazemos uso de ferramentas, métodos, e alimentamos sonhos e habilidades.  No âmbito da formação e desenvolvimento empresarial contamos com ações organizacionais, plataformas, materiais e programas que preparam mulheres para assumir o controle de sua vida e alcançar seus objetivos. Aqui, mais como uma homenagem às mulheres empreendedoras e inovadoras, citando aqui uma pequena amostra de possibilidades que podem auxiliar neste empoderamento:

A Escola de Você foi idealizada por mulheres (Ana Paula Padrão e Natália Leite) e funciona somente para mulheres, criada em 2014 a partir de um projeto de pesquisa que pretendia mensurar o “impacto do desenvolvimento de de habilidades socioemocionais no bem estar, autoestima e carreiras femininas”, e atua na oferta de cursos de capacitação para que sejamos, aquilo que quisermos.

Mulheres inspiradoras que empreendem e inovam com o objetivo de empoderar cada vez mais mulheres. São muitas que posso citar aqui

Em 2014, eu (Silviane) e a minha parceira Soraia Novaes, muito preocupadas com o desenvolvimento e com a oferta de oportunidade de conhecimento à crianças e adolescentes, criamos um projeto chamado Desafio do Código, e ela ia até as escolas para capacitar as turmas, pessoalmente. Empreendemos naquilo que nos preocupava, e a plataforma é gratuita e aberta, para que possamos aprender a programar e termos melhores condições de trabalho. A Soraia é uma professora Google certificada e continua promovendo a formação e capacitação por meio de ações inovadoras e empreendedoras.

O Programa ReStartMe idealizado por mulheres, é feito para mulheres que querem empreender, mudar, se desafiar, e estar no controle do seu destino e tem no seu escopo, atividades direcionadas para produtividade. O Programa faz uso dos Workbooks que direcionam o aprendizado por meio de uma metodologia muito objetiva e prática, que impulsiona da reflexão à ação. São cinco Workbooks que fortalecem o novo fazer e o redescobrimento da essência feminina, para então apresentar em formato físico e virtual o livro Empreendedoras Produtivas, de Adelaide Giacomazzi. Este livro com o objetivo de promover a conexão das áreas e papéis da vida da mulher, direcionando o seu empreendedorismo e sua capacidade de inovação de forma produtiva. Apresenta uma série de dicas úteis e práticas para alcance a ampliação de resultados positivos.

No Dia Global do Empreendedorismo Feminino, falar de inovação e empreendedorismo feminino fortalece o movimento e mostra oportunidades para quem ainda não encontrou o caminho.

 

Se você é mulher, tem uma perto de você, ou conhece alguma que gostaria de empreender, inovar, aproveite o Dia, e as fortaleça neste dia, e em todos os outros!

 

Se quiser mais dicas só comentar aqui.

 

Abraços!

 

Silviane

________________________

 

PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação para acessar esse e muitos outros conteúdos sobre recursos para Inovação. 

Gostou? Siga nossos autores! 

Curta o artigo e indique para amigos/as!

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Silviane Del Conte Curi
Silviane Del Conte Curi Seguir

Analista de projetos de inovação e impacto na Inpar Soluções, Mentora Hack Brazil, 2018/19; InovAtiva Brasil 2016/20; Aliança Empreendedora 2017/19. Agente InovAtiva, 2015/19. Avaliadora: MIT Inclusive Innovation 2018/20; 100K Latam 2019; Sinapse PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você