[ editar artigo]

Ecossistema de Inovação! O que você precisa saber?

Ecossistema de Inovação! O que você precisa saber?

Inovação e empreendedorismo já se tornaram ideias inseparáveis. E com eles, surge o conceito de ecossistema de inovação, que é a junção de vários agentes e mecanismos que visam à agregação de valor aos negócios.

- Huuum, era pra eu ter entendido?

Louis De Funès GIF - GIFs DeFunès LouisDeFunès

Muita calma nessa hora, vamos lá!

A palavra ecossistema vem do termo da biologia, que representa um conjunto de comunidades trabalhando para a sobrevivência e o desenvolvimento de todos. A mesma coisa acontece quando instituições decidem unir forças com o objetivo de fortalecimento mútuo.

Esse sistema se sustenta por meio de alguns pilares, como educação, instituições públicas e privadas, classe empresarial, poder público, facilidade nas interações e por ai vai.

Separei três dicas muito importantes para o bom desenvolvimento de um ecossistema de inovação! 👇

Acredite no poder coletivo do ecossistema de inovação

Muito se fala a respeito da importância do networking no mundo dos negócios. Esse termo surge como uma das principais tendências profissionais, sendo que entre suas principais características estão, o investimento em pesquisa e as melhorias de mercado por meio da união de diferentes instituições e empresas.

Tudo isso porque se trata de uma rede de relações capaz de oferecer o apoio e o suporte necessários para os empreendedores. Por meio de pesquisas focadas em desenvolvimento, o ecossistema de inovação busca soluções ideais para as dores que o mercado sinaliza, criando produtos, serviços e projetos para suprir tais demandas.

Dedique atenção especial às ideias do empreendedor

É essencial reforçar a importância do papel do empreendedor nesse contexto. Um ecossistema de inovação deve oferecer apoio e serviço à missão desse profissional. Por isso, suas ideias e anseios não devem ser atropelados.

As pesquisas e estratégias em inovação devem se mostrar alinhadas à percepção e à visão do empreendedor, já que ele deu o primeiro passo do negócio e é quem sente na pele todas as dores do dia a dia. 

Compreenda as necessidades do ecossistema local

É muito importante estar atento às carências e à fase do ecossistema local. Todo negócio carrega suas dores particulares, além de sofrer as consequências das do cenário em que está inserido.

Estar ciente do estágio em que o empreendimento se encontra é fundamental no momento da escolha dos melhores caminhos a serem seguidos. Cada etapa exige suas próprias perspectivas e direcionamentos, e o reconhecimento dessas necessidades e particularidades influencia diretamente os resultados do processo.

 

Dou dicas todas as semanas para a sua empresa, aqui mesmo na comunidade, se quiser receber as notificações não deixe de me seguir.

Dúvidas, só deixar seu comentário abaixo 👇

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Mariana Carvalho
Mariana Carvalho Seguir

Consultora do SEBRAE/PR | Especialista em Gestão Financeira | Especialista em Gestão Empresarial | Especialista em Controladoria | Head da Comunidade Sebrae de Finanças e Tributos | Mentora de Educação Financeira

Ler conteúdo completo
Indicados para você