[ editar artigo]

Ecossistema de Inovação da UTFPR Santa Helena

Ecossistema de Inovação da UTFPR Santa Helena

O campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná na pequena cidade de Santa Helena no oeste do estado é o mais jovem da grande equipe de 13 campus que a UTFPR possui. Com 6 anos de existência o campus de Santa Helena busca seu espaço como relevante ator na geração de negócios tecnológicos e inovadores através do fortalecimento do seu ecossistema de inovação, fruto das iniciativas da diretoria e do departamento de apoio a projetos tecnológicos DEPET do campus, que agora estabelecem o ecossistema através da parceria com o setor empresarial e público do município de Santa Helena.

Geração de startups e novos negócios

O campus oferece suporte a geração de novos negócios a partir de empresas formadas por estudantes, com eventos de sensibilização onde empresários trazem seus casos de sucesso e experiência e através de capacitação criativas com imersão a ferramenta Lean Canvas. Assim, os acadêmicos aprendem a construir suas ideias inovadoras em um formato que os habilitam a participar dos editais internos de pré-incubação e incubação.

A pré-incubação é feita em um espaço coworking (imagem abaixo) disponível no campus, com infraestrutura moderna e acompanhamento diário da equipe do DEPET. Além das empresas internas, a pré-incubadora capta outros negócios e startups fora do ecossistema e acolhem elas através de programas de residência remota e residência cooperada, onde uma empresa mesmo já residindo em outra incubadora ou ecossistema pode ser pré-incubada no campus Santa Helena também, beneficiando-se de todos os serviços e network interno.

Além da pré-incubadora, foi inaugurado em Agosto de 2020 a incubadora de empresas do campus, que possui foco em negócios já com produto ou MVP validado e com faturamento mensal. A incubadora também oferece as mesmas oportunidades de residência citadas anteriormente, tendo como um dos seus diferenciais o seu Open Space, espaço aberto para comunicação rápida e eficiente entres os incubados, repasse de conteúdos técnicos e local de troca de experiências com os empresários e atores do município que participam do ecossistema de inovação. A imagem abaixo mostra o exemplo do conceito de Open Space praticado na Y Combinator. O Open Space conta também com infraestrutura moderna de vídeo conferência, para que grandes nomes possam se conectar ao ecossistema do campus e entregar conteúdos de qualidade aos participantes.

Diferenciais do Ecossistema de Santa Helena

A aproximação dos sistemas de incubação com os atores do município através da UTFPR é um dos diferenciais explorados, que gerou o programa de "empresários padrinhos". Neste empresários do ecossistema que já possuem experiência em suas áreas se aproximam das empresas residentes com objetivo e oferecer um direcionamento aos jovens empreendedores, em relação aos comportamentos e atitudes de um líder, motivação e superação dos desafios. Além disso, os padrinhos empresários quando viável podem oferecer parceria técnica e de negócios entre seus empreendimentos gerando mais vantagens em ambas as partes.

Outro programa em construção é o de empresas âncoras, que estabelece acordos de cooperação com grandes empresas da região para que as mesmas sejam parceiras oficiais do ecossistema, oferecendo apoio do seu pessoal qualificado para trazer conteúdos técnicos, abertura para visitas presenciais em suas unidades e oferecendo quando possível subsídios para que empresas incubadas possam validar produtos utilizando suas infraestruturas. Em contrapartida as empresas ancoradas tem prioridade para receber soluções desenvolvidas no ecossistema e trazer demandas internas para serem solucionadas pelos residentes.

O grande diferencial do ecossistema da UTFPR de Santa Helena está nos seus programas de aceleração de negócios, tanto na pré-incubação quanto na incubação. Para cada um dos modos de residência existem uma metodologia com duração de aproximadamente 10 meses, que conduz as empresas e empreendedores na geração de resultados sólidos utilizando de ferramentas práticas de aplicação no mercado e sendo direcionados por um time de 18 mentores qualificados do ecossistema, sendo a maioria professores doutores do campus.

Para a pré-incubação é utilizada metodologia Identidade, que conduz um time que possui apenas uma ideia até a geração e validação do seu MVP com o mercado. Nesse são trabalhados 14 módulos que começam com o direcionamento correto do foco do produto ouvindo o que o mercado diz, passando pela definição de canais de tração de clientes, corrigindo formação e divisão de equipe interna do empreendimento até a validação do MVP. As mentorias ocorrem a cada duas semanas com um módulo e seus conteúdos e ferramentas práticas sendo apresentadas aos empreendedores, que devem aplicar as mesas no mercado para direcionar o seu próprio produto, a imagem abaixo mostra uma etapa com mentores na pré-incubadora.

Já na incubação é oferecido a metodologia Maturidade, que direciona uma empresa já com MVP ou produto validado a descentralizar o seu negócio, criar um funil de vendas e estabelecer objetivos de crescimento acelerado para os próximos meses com metas de OKRs e KPIs a serem batidas. O processo é feito com mentores e ferramentas práticas, contudo o período de mentoria é diferente com diminuição da quantidade de módulos e foco de tempo maior nas atividades que atingem as métricas estabelecidas. O ecossistema de inovação da UTFPR Santa Helena é o único entre os 13 campus a oferecer as duas metodologias de aceleração, com abertura a participação de empresas de todo o estado no ano de 2021, uma vez que as mentorias e repasses de conteúdo estão sendo feitas de modo online.

 


Conheça mais do ecossistema e caso queira trazer sua empresa para receber as mentorias e fazer parte dos programas do campus entre em contato pelo e-mail naves@utfpr.edu.br ou pelo telefone (45) 3268-8823. 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você