[ editar artigo]

Você conhece os Ecossistemas de Inovação e Sistemas Regionais de Inovação do Paraná?

Você conhece os Ecossistemas de Inovação e Sistemas Regionais de Inovação do Paraná?

A foto divulgação tem fonte no Governo do Estado, por meio de um levantamento sobre os ecossistemas de inovação do Paraná

O quanto os ecossistemas, ou sistemas regionais (como são chamados dependendo das relações e dos impactos na articulação local) são extremamente importantes, e é incontestável como esses movimentos são relevantes para fortalecer uma economia baseada no conhecimento e na inovação. 

Ecossistemas de Inovação

Um ecossistema de Inovação pode ser comparado a um ecossistema biológico, que pode ser entendido, resumidamente, como um conjunto complexo de relacionamentos entre recursos vivos, hábitats e habitantes de uma área cuja funcionalidade é manter um estado de equilíbrio sustentado. Já um ecossistema de inovação se caracteriza por um conjunto de relações que se formam entre os atores ou entidades que estão envolvidos para viabilizar
o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Desta forma, pode-se entender que os diversos ecossistemas são vistos como resultado das relações de interações entre seus atores, tendo cada ator seu próprio papel.

Um ecossistema de inovação nada mais é do que um conjunto de fatores que estimula a interação e cooperação. 

Sistema Regional de Inovação

Um sistema regional de inovação (SRI) é um ambiente estratégico que proporciona conexões e alimentam a competitividade regional por meio da inovação. As principais características desse sistema são a proximidade e intensidade da interação entre os agentes.

Inovação e as Universidades

O mesmo levantamento sobre os ecossistemas de inovação do Paraná apresenta a conexão entre os Arranjos Produtivos Locais APLs com as Universidades Federais e Estaduais, o que mostra claramente o impacto positivo na geração do conhecimento, da pesquisa e do desenvolvimento local.

Modelos de Inovação Territorial

Para conhecer mais sobre Distritos Industriais, Clusters de Inovação e os Sistemas Regionais de Inovação, acesse o texto sobre os modelos de inovação territorial da Comunidade Ambientes de Inovação aqui.

 

O Sebrae Paraná

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a opção mais fácil de obter informações e conhecimento. O Sebrae apoia desde empresários e potenciais empreendedores, no campo e na tecnologia, até os ecossistemas e os seus atores na estratégia e articulação, pois é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País.

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Weliton Perdomo
Weliton Perdomo Seguir

Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você