[ editar artigo]

Ecossistemas Globais de Inovação

Ecossistemas Globais de Inovação

Empresas estabelecidas em inúmeros setores reconheceram a necessidade de acessar redes de conhecimento globalmente dispersas para desenvolver e adquirir as inovações necessárias para melhor servir seus clientes.

Para maximizar e coordenar seu acesso a este conhecimento diversificado, algumas empresas estabelecidas desenvolveram plataformas de inovação nas quais novos empreendimentos e empresas menores contribuem com suas descobertas e inovações. Essas plataformas permitem que os titulares moldem e controlem seus ecossistemas.

 

O ecossistema de inovação

Um “ecossistema de inovação” é o termo usado para descrever os vários participantes, partes interessadas e membros da comunidade que são essenciais para a inovação. Nele, estão inclusos universidades, governo, corporações, aceleradores de startups, capitalistas de risco, investidores privados , fundações, empreendedores, mentores e a mídia. Entidades locais, estaduais e federais podem e devem participar do desenvolvimento do ecossistema.

Cada um desempenha um papel significativo na criação de valor no ecossistema mais amplo, transformando novas ideias em realidade por meio de acesso e investimento financeiro.

Essas parcerias ocorrem de várias maneiras, incluindo eventos, promoção cruzada e compartilhamento de recursos. Trabalhar juntos nesta capacidade demonstra o poder da colaboração e cria uma comunidade que apoia os objetivos, missões, visões e valores uns dos outros.

 

Fluxo ativo de informações e recursos

Ecossistemas de inovação criam um fluxo ativo de informações e recursos para que as ideias se transformem em realidade. Por meio deles, estamos construindo um processo pelo qual mais inovadores e empreendedores podem desenvolver e lançar soluções para resolver problemas do mundo real com mais rapidez e eficácia.

Este processo cria expertise em novas áreas, ajuda a diversificar a economia e permite que as empresas atendam seus clientes onde estiverem. Além disso, um ecossistema de inovação fornece os meios para criar estabilidade econômica e compartilhamento de recursos.

Essas startups também estão criando empregos e oportunidades. No entanto, não podemos esquecer que elas também estão construindo novas tecnologias que se aplicam a todos os setores (públicos e privados). Essas empresas interagem com todos no ecossistema, identificando seus principais parceiros, transformando esses investimentos em espécie e financeiros em produtos tangíveis que afetam a maneira como todos vivemos, trabalhamos e nos divertimos.

O valor de um ecossistema de inovação está no acesso a recursos para as startups e no fluxo de informações para seus stakeholders. Esse fluxo de informações cria mais oportunidades de investimento para as instituições se conectarem com as ideias certas para seus negócios e carteiras, na hora certa e pelos motivos certos.

 

Foco em criadores de valor

O foco dos ecossistemas de inovação são os criadores de valor  — inovadores e startups que criam empregos e resolvem problemas da comunidade.

O ecossistema coloca sua energia em aprender quem são as melhores startups, o que fornece um valor profundo para empresas e financiadores, levando a um efeito dominó.

Um exemplo é Curitiba. A capital do Paraná entrou no relatório “Global Startup Ecosystem Report 2020”, como um dos ecossistemas emergentes de inovação mais promissores do mundo.

O relatório destacou dois setores dentro do ambiente das startups na cidade – fintechs e cleantechs (empresas de tecnologia que atuam no setor de energia limpa) –, ainda que as empresas locais atuem também em outras áreas como educação, ciências da vida e marketing. Entre as empresas citadas estão o Ebanx, a Contabilizei e a Fohat.

Vale lembrar que o Brasil possui vários polos tecnológicos e de inovação. Podemos destacar Porto Digital (PE), Polo Industrial de Camaçari (BA), San Pedro Valley (MG), Capital da Inovação (SC), Tecnopuc (RS), Fundação Unicamp, entre outros.

Somos um mercado em expansão, e a competitividade global traz o grande desafio da inovação tecnológica, sendo importante para  continuar com investimentos nesta área, motivando também institutos educacionais e empresas a trabalharem em conjunto em prol da consolidação do país como uma potência tecnológica.

Ambientes de Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você