[ editar artigo]

Fomento ao ecossistema de inovação

Fomento ao ecossistema de inovação

Os programas de aceleração e incubação tem o intuito de preparar, apoiar e fortalecer empreendedores e soluções. Este fomento se dá muitas vezes por meio de editais de premiação, aceleração e subvenção de parceiros dos setores econômicos e de pesquisa, em busca de soluções. 

A ideia é fomentar boas ideias, fazer crescer bons negócios e principalmente resolver problemas comuns a um grande número de pessoas e/ou empresas: 

  • São Instituições de Ensino Superior, contribuindo com projetos de pesquisadores, e na implementação de parques tecnológicos; 
  • São empresas e associados do Sistema S nos diversos campos de atuação, visando otimizar recursos e ampliar conhecimentos; 
  • São programas federais, estaduais e municipais em parcerias com Associações Comerciais e associações sem fins lucrativos de fomento a setores específicos;
  • São espaços de aceleração e incubação de negócios;
  • e, o alinhamento, apoio e conexão destes atores tem sido feito pelo SEBRAE, no apoio às empresas e empreendedores, por meio do Sistema Regional de Inovação - SRI e na realização e apoio a eventos que fortaleçam o conhecimento e consequentemente, a economia local e o desenvolvimento sustentável.

O SRI é um mecanismo territorial de atendimento e apoio distribuído em regionais que fortalecem o desenvolvimento de competências organizacionais em empresas, governos e universidades, favorecem o sistema de pesquisa, técnico e científico, ampliam e potencializam a capacidade de inovação de nosso país, respeitando e fortalecendo as peculiaridades de cada região, aprimorando a capacidade de inovação nas empresas e nos ambientes empreendedores. Ele visa estreitar os elos entre ciência, teoria, prática e desenvolvimento sustentável nos territórios.

 

Você conhece o SRI da sua região? 

Já teve a oportunidade de ver quantas oportunidades existem ali, para quem quer começar (estudantes e empreendedores de recém criadas startups), para quem já está empreendendo, ou mesmo  para quem precisa recomeçar?

Oportunidade de acessar conhecimento! De crescer! 

Se alie ao movimento da sua região, e faça parte do Sistema Regional de Inovação.

 

Temos no estado do Paraná SRI's  em atividade, vou listar alguns: 

Se você é do Litoral Paranaense, para facilitar um pouco e poder saber mais sobre o SRI Litoral e os outros SRI's em atividade no Paraná, você pode acessar nestes dois volumes do livro que esclarecem sobre as ações e componentes dos ecossistemas locais, os habitats de inovação e principalmente sobre o conceito que define o Sistema Regional de Inovação.

 

O SRI da região Oeste é o SRI/Iguassu Valley vinculado ao PTI - Parque Tecnológico Itaipu. O SRI da Costa Noroeste já promoveu diversas ações de fortalecimento e apoio a pequenos e novos empreendedores em ambientes universitários e educacionais na região de Paranavaí. No Norte Pioneiro do Paraná o ecossistema pode contar com o SRINP.

 

Conhece algum SRI que não está aqui? Conta um pouco sobre ele para nós, aí nos comentários. 👇

 

Vou estar por aqui, conversando um pouco sobre minhas experiências e sobre recursos em editais. Me siga aqui na comunidade para receber os avisos!

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Silviane Del Conte Curi
Silviane Del Conte Curi Seguir

Analista de projetos de inovação e impacto na Inpar Soluções, Mentora Hack Brazil, 2018/19; InovAtiva Brasil 2016/20; Aliança Empreendedora 2017/19. Agente InovAtiva, 2015/19. Avaliadora: MIT Inclusive Innovation 2018/20; 100K Latam 2019; Sinapse PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você