[ editar artigo]

Fontes de recursos para inovação e negócios de impacto

Fontes de recursos para inovação e negócios de impacto

Há um universo amplo de oportunidades para empreendedores que atuam com negócios de impacto, com inovação e que utilizam de base tecnológica como meio de escalabilidade.

Entretanto, muitos/as empreendedores/as não conhecem a gama de editais distintos que existem.

Por exemplo, você sabia que para os negócios, empresas e startups que tem seu modelo de negócio pautado no B2G, as possibilidades de editais são mais restritas e exigem trâmites burocráticos que muitas vezes deixam o processo muito lento. A menos que, um órgão público, de uma das três esferas abra um edital de chamamento(uma licitação, ou um pregão), solicitando exatamente o tipo de serviço/produto que seu negócio entrega, e que seu CNPJ (empresa/startup) esteja com toda a documentação exigida, em dia.

Para os negócios que atuam com serviços e produtos com modelos de negócios distintos daqueles que apenas atendem demandas públicas (Exemplo: B2B, B2B2C, SaaS, etc), existem muitas opções e oportunidades. Mas é importante lembrar que, cada edital tem exigências, peculiaridades, critérios de elegibilidade  e características próprias.

Afinal, o que isso significa?

Significa que, é muito importante que realmente o/a empreendedor/a conheça o seu negócio, seu modelo, seu valor agregado, seu potencial, sua capacidade de alinhar-se às exigências específicas daquele edital, e principalmente, certificar-se de que está dentro do que está sendo solicitado, para não desperdiçar tempo.

Leia sempre com muita atenção às exigências do edital, esteja amparado por bons profissionais, conheça como será a prestação de contas, qual será a contrapartida exigida (quando for o caso), qual documentação é exigida, sobre o estágio de maturidade, tenha em mãos seu cálculo real de custos previstos e realizados (e, que seja muito sincero).

Existem Editais de Apoio (direto e indireto) e estes editais assumem formatos e nomes diferentes dependendo dos objetivos do edital e da origem dos recursos. Temos editais de apoio direto vinculados à pesquisa científica (RHAE, CNPQ, Fundações e Centros de pesquisas regionais) para formação qualificada de recursos humanos, inserindo-os em espaços de inovação e pesquisa e são disponibilizados para atender demandas específicas de cada setor produtivo da economia. 

Os editais de aceleração, entregam aos empreendedores network, capacitação, mentoria, e em alguns casos premiações e notoriedade. Existem muitos tipos de editais, mas hoje quero contar para você que tem um negócio de impacto ou com base em ESG e está buscando um edital não reembolsável, trago como sugestão três links muito interessantes.

 

O Solve do MIT, está com 6 chamadas abertas e quatro delas podem ter aplicações de projetos, startups e negócios de nosso país. A maior parte encerra a submissão no dia 16/06/2021. 

 

Entre os parceiros do Solve ainda podemos contar com mais três editais, sendo que dois deles são aplicáveis também ao Brasil. Um deles é para soluções vinculadas a doenças raras.

 

E, no último dia 27/05/2021 foi lançado o edital do 100klatam, que tem como prazo de submissão até dia 26/06/2021 e aceita submissão de três categorias de negócios de impacto: pitch, accelerate e launch. Cada uma tem suas exigências, de tempo de existência mínimo e/ou máximo, sendo que a primeira delas, é para projetos e negócios em fase de ideação, porém validados. 

 

São muitas as oportunidades, e estas são apenas algumas sugestões que deixo. Nos falamos em breve por aqui mesmo, com mais dicas de caminhos e oportunidades.

 

Se quiser mais dicas, ou tiver dúvidas, só comentar abaixo.

PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação para acessar esse e muitos outros conteúdos sobre recursos para Inovação. 

Gostou? Siga nossos autores! 

Curta o artigo e indique para amigos/as!

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Silviane Del Conte Curi
Silviane Del Conte Curi Seguir

Analista de projetos de inovação e impacto na Inpar Soluções, Mentora Hack Brazil, 2018/19; InovAtiva Brasil 2016/20; Aliança Empreendedora 2017/19. Agente InovAtiva, 2015/19. Avaliadora: MIT Inclusive Innovation 2018/20; 100K Latam 2019; Sinapse PR

Ler conteúdo completo
Indicados para você