[ editar artigo]

[Frente ao Covid-19] Sebrae/PR prepara para lançar novo edital de apoio aos Ambientes de Inovação

[Frente ao Covid-19] Sebrae/PR prepara para lançar novo edital de apoio aos Ambientes de Inovação

 Edital de Incubadoras do Paraná prepara uma nova publicação para 2020 e prevê o investimento de quase 2 milhões de reais no apoio aos Ambientes de Inovação.

 

O edital que tem como objetivo final tornar as incubadoras centros de referência para os empreendedores e, assim, tornar o estado mais atraente para receber negócios inovadores, deverá lançar chamada ainda no mês de abril para receber projetos.

Em 2015 o Paraná foi o estado com maior número de aprovados em um edital que apoia financeiramente incubadoras e parques tecnológicos na implantação da Metodologia Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), das 92 aprovadas em todo o país, 17 eram paranaenses.

Para reforçar o papel das incubadoras nos ecossistemas locais de inovação e também fazer frente aos efeitos da crise provocada pelo Coronavírus, as incubadoras do Estado receberão recursos da ordem de R$ 1,8 milhões para implantar a Metodologia, que define os eixos norteadores para uma boa gestão das empresas incubadas. Entre os critérios para seleção estarão o tempo de existência da incubadora, número de empresas incubadas e graduadas, além de estrutura e equipe dedicada exclusivamente à gestão.

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, o perfil da maioria das incubadoras paranaenses está vinculado a universidades, sendo das 20 iniciativas, 12 estão instaladas em universidades públicas ou privadas. Cenário que se repete no Brasil e no mundo, e que pressupõe vantagens como a utilização comum de laboratórios e do conhecimento instalado, embora os empreendimentos que queiram elevar os resultados e contribuir de maneira efetiva com o ecossistema, precisam buscar formas de profissionalizar sua gestão e garantir recursos e relevância para os negócios.

Divulgaremos aqui na Comunidade de Inovação novas publicações e atualizações sobre o Edital de Incubadoras do Paraná.

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Weliton Perdomo
Weliton Perdomo Seguir

Coordenador Estadual de Inovação do SEBRAE/PR, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Ler conteúdo completo
Indicados para você