[ editar artigo]

Fundação EDUCERE - Incubadora na formação de jovens inovadores

Fundação EDUCERE - Incubadora na formação de jovens inovadores

 

Caros profissionais, aprendizes e parceiros que atuam com INOVAÇÃO!

Nossa Comunidade, busca sempre contribuir para o ecossistema de inovação com conhecimentos que possam ajudar a inspirar, instruir e apoiar toda e qualquer iniciativa para inovar; seja para construir uma ideia inovadora, seja para observar as oportunidades que possam estar ocorrendo, ou seja para se orientar sobre os mais diversos assuntos que envolve a inovação.

E uma dessas contribuições de conhecimentos, são nossas histórias das incubadoras do Paraná, que atuam na metodologia CERNE.

Neste post queremos apresentar a história da Incubadora FUNDAÇÃO EDUCERE DE CAMPO MOURÃO.

As contribuições e resultados da EDUCERE para o ecossistema de inovação da região de Campo Mourão fazem a diferença e impactam em todo o estado do Paraná. Desde o início, em 27/10/97, descobriu sua vocação como Incubadora de empresas com a graduação de sua primeira empresa em 2002.

O Legado construído 

A Fundação EDUCERE, é uma incubadora de empresas de base tecnológica diferenciada pela ambiente e network colaborativos que oferece. A sua atuação é através de projetos nas áreas de: Educação Tecnológica, Empreendedorismo e Inovação, Cultura Colaborativa e Apoio Cultural.

A EDUCERE está inserida em um cenário regional essencialmente agrícola, conta com uma infraestrutura de 1.400 m² de área construída.

Idealizada pelo empresário Ater Cristófoli, a Fundação Educere nasceu em 1997 com o objetivo de ensinar na prática, os conceitos de eletrônica e mecânica visando gerar mão de obra qualificada para sua empresa, a Cristófoli Biossegurança. Logo, o empresário percebeu o potencial criativo e empreendedor de seus jovens alunos e passou a incentivá-los no desenvolvimento de novos produtos.

Descobrir, inspirar e potencializar talentos para o desenvolvimento de um mundo melhor” passou a ser a missão da incubadora. Atualmente, a manutenção e gestão da Educere é compartilhada com empresas graduadas e parceiras, e se destaca pelo foco das suas ações no seguinte alinhamento -

A gente inspira, provoca e desafia. Inspiramos o sonho, provocamos o desejo de empreender e inovar, e desafiamos as pessoas a serem um de nós!”

É pautada no estímulo ao empreendedorismo e inovação e reconhecida nacionalmente como incubadora de empresas de base tecnológica. Oito dessas empresas, juntamente com a empresa Cristófoli Biossegurança, são mantenedoras da instituição, cujos empresários integram a equipe de mentores dos empreendimentos incubados. São elas: Lizze, Saubern, Biovis, Evolutec, Levevida, Celf, Ponce e Vollenz. Também conta com a parceria das empresas: Pro Solus, Usicampo e Unimake.

Um grande diferencial da Educere, é despertar em adolescentes entre 14 e 16 anos, o interesse pela área de tecnologia e ofertar gratuitamente um projeto de iniciação à área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), com ênfase em mecânica e eletrônica. Os alunos tem aulas de mecânica, eletrônica, programação, design e gestão de projetos, complementadas com práticas de laboratório, utilização de softwares avançados para o desenvolvimento de projetos e prototipagem, entre outros, em um ambiente que estimula a colaboração e o empreendedorismo.

Além dessas disciplinas, os alunos participam de oficinas de ideação, sempre com foco no empreendedorismo e na inovação. O projeto tem duração de 2 anos e é totalmente gratuito para os jovens. As aulas são ministradas em sua maioria, por profissionais voluntários do ecossistema EDUCERE (colaboradores das empresas mantenedoras e parceiras). Os alunos ainda contam com a oportunidade de visitar as empresas do ecossistema e de ter acesso direto aos empresários e profissionais técnicos.

Equipe de Gestão - A equipe de coordenação das ações da Incubadora é composta por representantes das empresas graduadas e parceiras, com as quais mantém excelente relacionamento. O ambiente da incubadora é extremamente colaborativo e há um sentimento muito forte de pertencimento de todos que lá atuam. Nossos representantes:

Um excelente modelo do desenvolvimento da incubação com as parcerias

A Fundação Educere graduou 14 empresas desde 2002 nas áreas de saúde e estética, biotecnologia e eletrônica, mas é reconhecida principalmente pelos empreendimentos na área de saúde. Atualmente mantém 14 empreendimentos nas etapas de pré-incubação e incubação.

Empresas Graduadas: Saubern Médica, Ortus Equipamentos Odontológicos, Leve Vida Equipamentos, Biovis Equipamentos de Higiene, Vollenz Equipamentos Médicos, Ponce Equipamentos, Clean Up Indicadores Biológicos, Sieger Equipamentos, Acme Equipamentos.

Empreendimentos Incubados e Pré-Incubados: Da Capo, Raiovis, Cristófoli Hospitalar, Agrisolus, Carbon Explore, Agrocells, Atla, Sofly, Eidoctor, Biozone, Silogênese, Outbox, Inibidor e Groen.

Dentre esses, sem dúvida, o empreendimento mais inovador e disruptivo é o da Da Capo Inovação em Saúde que está desenvolvendo 2 dispositivos médicos inéditos, em fase de testes, a serem implantados no corpo humano. Isso nos orgulha muito!

Nos últimos anos, a Educere incubou empreendimentos inovadores nas áreas de biotecnologia (Celf, Sofly e Agrocells), agrotech (Agrisolus), e novos materiais (Carbon Explore).

A parceria com o SEBRAE na aplicação do CERNE, potencializou os resultados!

A metodologia CERNE deixou claro o papel e as atribuições da Incubadora, potencializou suas ações no ambiente local, tornou a incubadora mais pró ativa junto aos empreendedores incubados e ampliou seus limites de atuação junto ao ecossistema local e regional de inovação. Segundo a gestora Lidia Mizote,

O Sebrae tem sido um grande parceiro da incubadora no processo de implantação da metodologia CERNE, assim como nas ações que desenvolvemos localmente.”

Os resultados alcançados pela Incubadora Educere são muito impactantes para a região!

Dentre os resultados, atingidos desde o início de suas atividades, a equipe de gestão computou que, as empresas mantenedoras da Fundação Educere, em 2019, contribuiu para os seguintes números:

  • 85 milhões de faturamento bruto gerado pelas empresas criadas dentro da Educere.
  • 17 milhões de impostos arrecadados.
  • 217 empregos de gerados.

Alguns prêmios conquistados marcaram a história da EDUCERE e demonstram o quanto a instituição é importante para todo o ecossistema de inovação e o crescimento sustentável da região:

  • Em 2005 – Prêmio Nacional de Inovação CNI
  • Em 2006 – Troféu Expressão de Excelência Tecnológica
  • Em 2009 – Prêmio ANPROTEC – Melhor Incubadora do País
  • Em 2016 - Prêmio Ozires Silva na categoria Empreendedorismo Econômico
  • Em 2018 - Prêmio SEBRAE/PR REINOVA - Maior valor para o Ecossistema
  • Em 2019 – Receberam a certificação do CERNE 1.

A soma dos objetivos alcançados, demonstram os resultados positivos perante a sociedade, bem como, suas metas futuras:

  1. O aumento do número de empreendimentos incubados e graduados;
  2. A formação de uma equipe de mentores altamente qualificada, formada por empresários das empresas graduadas e parceiras para monitoramento periódico dos empreendimentos incubados e bancas de seleção de projetos;
  3. A melhoria na performance da incubadora no processo de prospecção e qualificação de potenciais empreendedores, assim como,
  4. O monitoramento dos empreendimentos incubados.

Uma meta muito desejada e ousada, segundo a gestora Lídia, é a construção de uma nova sede com mais de 3.000 m2 de área útil, equipada com laboratórios e espaço para incubação de empreendimentos na área de saúde com licença da ANVISA.

1ª Foto: Monitoramento de empresas incubadas e 2ª. Foto: Alunos do Projeto Educere, Aprendendo com os empresários.

A busca pelo sonho e o compromisso com a sociedade local

Segundo Lídia,

“O sonho inicial do empresário Ater Cristófoli sempre foi prospectar talentos para desenvolvimento de projetos de base tecnológica e o apoio cultural. Desde o início de sua criação, mesmo com equipe operacional, sempre muito enxuta, a instituição manteve uma sala de dança contemporânea para jovens e adultos e um ateliê de escultura clássica.

A visão de futuro, e também a mensagem deixada pelos dirigentes é a de que,

Pretendemos fazer melhor o que fazemos bem, criando cada vez mais oportunidades para jovens empreendedores e contribuindo com o desenvolvimento local e regional com mais empresas graduadas”.

BOA DICA AO LEITOR:

  • Acesse o site da Incubadora e acompanhe as ações sendo realizadas e os resultados alcançados.
  • Inspire-se, participe de alguma ação da Incubadora perto da sua cidade e comece a empreender e inovar na sua região.
  • Aproveite o conhecimento técnico cedido pela Incubadora da sua região.
  • Copie algo bom e multiplique em seu negócio.

______________________________________

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Acesse a Comunidade Ambientes de Inovação e se atualize com os conhecimentos e oportunidades que são divulgadas aqui diariamente. Siga nossos escritores.

Curta e compartilhe!

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Irene Hoffelder Vioti
Irene Hoffelder Vioti Seguir

Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você