[ editar artigo]

Habitats de Inovação: como estruturá-los para gerar resultados?

Habitats de Inovação: como estruturá-los para gerar resultados?

Para a felicidade nossa, os apaixonados pela causa, os temas empreendedorismo e inovação (e todas as iniciativas e ações que gravitam ao redor) passaram a ter, gradativamente, espaço cada vez maior em nossa sociedade. É crescente o número de pessoas que buscam empreender por meio da inovação, bem como o número de empresas que já percebem que sem inovação o seu futuro torna-se cada vez mais incerto.

Esses novos empreendedores inovadores, contudo, precisam de apoio para transformar suas boas ideias em negócios bem sucedidos. Esse é o papel dos habitats ou ambientes de inovação, sejam eles incubadoras de empresas, aceleradoras, hubs de inovação ou qualquer outra denominação. Diante dessa demanda que se eleva a cada dia vemos surgir vários novos habitats de inovação por todo país, bem como instituições que também querem dar sua contribuição neste sentido, criando seu próprio habitat. Mas esse movimento positivo traz consigo uma dúvida: como estruturar habitats de inovação que efetivamente possam gerar resultados para todas as partes envolvidas?

Atento a isso, o SEBRAE-PR, que vem se destacando pelo amplo apoio oferecido aos habitats de inovação já existentes no Estado, nos convidou para esta missão: desenhar uma metodologia de suporte capaz de ajudar a planejar e estruturar a criação novos habitats de inovação paranaenses, ou o aprimoramento daqueles que ainda dão seus primeiros passos.

Assim nasceu o Programa Habitats PR, onde colocamos a serviço nossa experiência de mais de 15 anos de atuação em dezenas de habitats e programas de inovação, em todas as regiões do país. Nele, os participantes são estimulados e orientados a conceber esses novos habitats de inovação, com foco nos resultados gerados para os empreendedores apoiados e para todo o ecossistema de empreendedorismo e inovação no qual estão inseridos. Na sequência, eles recebem apoio para estruturar toda a operação do habitat, definindo os principais processos que vão determinar a geração de melhores resultados, incluindo a disponibilização de um ferramental composto por modelos e exemplos que ajudarão esses habitats a iniciarem os primeiros ciclos.

Dessa forma, a metodologia proposta permitirá que o Programa Habitats PR atinja seu objetivo central, que é fazer com que mais e melhores habitats de inovação entrem em operação o mais rápido possível em todas as regiões do Estado, ajudando a fortalecer ecossistemas locais de inovação, possibilitando que mais empreendedores sejam apoiados, mais empresas sejam criadas e mais soluções inovadoras cheguem brevemente ao mercado, contribuindo para a transformação da realidade econômica do território.

__________________________________

PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação para acessar esse e muitos outros conteúdos sobre recursos para Inovação. Gostou? Siga este autor, curta e compartilhe! Prestigie a informação de qualidade!

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Luiz Fernando Gelape
Luiz Fernando Gelape Seguir

Especialista em Gestão de Habitats de Inovação e sócio-diretor da Gere Consultoria Ltda

Ler conteúdo completo
Indicados para você