[ editar artigo]

Habitats de inovação no Paraná: sua cidade possui algum?

Habitats de inovação no Paraná: sua cidade possui algum?

Recentemente recebi um desafio. Desta vez o objetivo era mapear, em tempo recorde, os habitats de inovação existentes no Estado do Paraná. Como não sou de dizer não aos desafios, lá fui eu.

Depois de iniciar o trabalho, comecei a me deparar com questões tais como: habitats de inovação que constavam em mapeamentos anteriores que poderiam estar ativos ou inativos, novos habitats de inovação que passaram a existir, bancos de dados com informações incompletas, dentre outros obstáculos naturalmente inerente ao processo de trabalho.

Quanto ao tempo recorde, era de uma semana, então surgiram outros obstáculos também relativos ao processo de trabalho, quais sejam: tempo de resposta dos e-mails enviados para coletar dados, telefonemas em que não se conseguia conexão ou resposta, sites desatualizados.

Evidente que o início do trabalho não partiu, do zero. Com uma lista contendo Parques Tecnológicos, Incubadoras Tecnológicas e Pré-Incubadoras existentes no estado do Paraná, também em separado, de cada habitat de inovação, dividido por categorias. O processo de trabalho consistiu em:

  1. Sobreposição das diversas listas existentes;
  2. Contato e obtenção de uma lista somente dos Parques Tecnológicos credenciados ao SEPARTEC, total de 18, alguns em fase de projeto, outros em fase de implantação e 8 deles em operação, considerando o mês de dezembro de 2020;
  3. Contato e obtenção de uma lista somente das Incubadoras cadastradas na Re-Inova (Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras), todas associadas ativas participantes da rede, totalizando 17 associadas;
  4. Contato e obtenção dos dados de todos os representantes do Programa Empreendedor da UTFPR no Paraná. Foram mapeados todos os campi da UTFPR no Paraná com programas de Pré-Incubação e de Incubação.

 

Todas as informações foram compiladas em planilha única atualizada, tendo sido obtido o seguinte resultado:

Na lista matriz havia um total de 4 Parques Tecnológicos, na lista atualizada existe o total de 10 Parques Tecnológicos;

Na lista Matriz havia um total de 38 incubadoras, na lista atualizada consta o total de 52 incubadoras, no entanto, considero que somente 17 estão em atividade nesse momento, pois atuam em rede, participando da Re-Inova.

Os dados das Universidades Tecnológicas em seus diversos Campus somam um total de 17 registros, e das Instituições de Ensino Superior Estaduais paranaenses um total de 6 registros, sendo Habitats de Inovação que funcionam como Agências de Inovação, Pré-Incubadora e ou Incubadoras Tecnológicas, mas que utilizam os CNPJs das instituições, não possuindo CNPJ próprio.

Para finalizar, seguem as cidades que aparecem no mapeamento, onde posso dizer que existe pelo menos um Habitat de Inovação (Parque Tecnológico, Pré-Incubadora e ou Incubadora) em atividade:

Mapeamento realizado em dezembro de 2020.

 

Sua cidade não aparece entre as 21 cidades do mapa paranaense?

Não se preocupe, tenho certeza que em sua cidade também existem espaços para inovar, ou um projeto, ou pelo menos uma ideia.

 

Para saber mais sobre as fontes aqui utilizadas, consulte: 

http://www.seti.pr.gov.br/cct/separtec/credenciamento-dos-parques-tecnologicos

http://www.reinova.org.br/

https://direc.ct.utfpr.edu.br/index.php/proem/

https://portal.utfpr.edu.br/documentos/relacoes-empresariais-e-comunitarias/agencia-de-inovacao/guia-de-empreendedorismo

 

Texto: Antonio Costa Gomes Filho, Professor Universitário e Consultor em Inovação, Credenciado SEBRAE/PR.


 

PARTICIPE da Comunidade Ambientes de Inovação e compartilhe os habitats existentes na cidade!

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Fenix Consultoria
Fenix Consultoria Seguir

Consultor - Consultoria

Ler conteúdo completo
Indicados para você