[ editar artigo]

Maringatech | Incubadora Tecnológica - A contribuição da inovação para o avanço tecnológico do Paraná PARTE 1

Maringatech | Incubadora Tecnológica - A contribuição da inovação para o avanço tecnológico do Paraná  PARTE 1

Caros profissionais, aprendizes e parceiros que atuam com INOVAÇÃO!

Nossa proposição é de contarmos nessa Comunidade as histórias das incubadoras que estão atuando no Modelo CERNE no Paraná, as quais estão alinhadas à toda a programação de eventos, estudos, projetos e metodologias que ocorrem em todo o ecossistema de inovação no estado. Além das incubadoras, fazem parte: startups, parques tecnológicos, hubs, micro e pequenas empresas de inovação e instituições, como o Sebrae e Universidades tecnológicas. Todos trabalham de forma colaborativa, unindo esforços para que a inovação ocorra em todas as frentes no estado e assim, seja possível avançar com melhorias em todos os setores da nossa economia.

Além do conceito, demais informações técnicas sobre o Modelo CERNE, é possível encontrar no link .

Sabemos que a transformação na atuação das incubadoras, é percebido desde o início da adesão até a implementação do modelo CERNE em todo o Paraná e avançamos em inovações no estado, a cada avanço de uma incubadora do nosso ecossistema de inovação. A Incubadora Tecnológica de Maringá e Maringatech - Parque Tecnológico é a história desta semana, e os seus resultados alcançados são animadores.

Desde outubro/2019 a Incubadora de Maringá, é oficialmente reconhecida também, como Parque Tecnológico - Maringatech.

Web www.incubadoramaringa.org.br ou www.maringatech.org.br

Início de tudo – A Incubadora iniciou suas atividades no ano de 2000 e desde o início com a parceria do Sebrae/PR. Porém, desde 1996 era uma das entidades de Maringá que compunha o consórcio de parceiros para sustentação do Gene InfoMar - Centro Softex Genesis de Maringá, projeto financiado pelo CNPq que visava a geração de novas empresas de software, informação e serviços na área de Tecnologia da Informação. Foi o Gene InfoMar que deu início à Incubadora Tecnológica de Maringá.

Como conta a Gerente Vânia,Nascemos dentro da UEM, porém, com CNPJ próprio e com autonomia financeira e administrativa. Não temos um ‘dono’ e nem um gestor, mas sim parceiros conveniados que compõem nosso Conselho Gestor, que é o órgão superior de deliberação e orientação. Este Conselho tem um Presidente e um Vice-Presidente, eleitos por e entre seus membros e é ele que determina como as coisas aqui devem acontecer, enquanto nós, do executivo, cuidamos para que isso realmente se efetive.

O funcionamento ocorre em duas sedes: a Sede UEM (com 600 m²) e a Sede IBC (com 14.000 m²), tendo a administração concentrada nessa Sede. A Incubadora Tecnológica de Maringá faz a gestão do Parque Tecnológico -  Maringatech.

As instituições parceiras: Com uma contribuição fundamental, as instituições parceiras, tem contribuído muito para o sucesso da Incubadora e Maringatech: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Prefeitura Municipal de Maringá (PMM), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Federação das Indústrias do Estado do PR (FIEP-PR), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Maringá (SINDIMETAL).

Acesso das empresas – O relacionamento entre Incubadora e empresas se inicia quando são avaliadas as propostas que podem ser de acesso à incubação ou ao Parque. Podem ser tanto de novos empreendedores quanto projetos para atender demandas específicas de empresas já estruturadas (spin-offs). A incubação pode ser feita no espaço físico disponibilizado pela Incubadora (incubação residente) ou em espaços alternativos disponibilizados pelas empresas interessadas (incubação externa). Das residentes, o que diferencia uma empresa incubada da residente no Parque, é o contrato firmado conosco.

Ter um propósito forte, é um dos seus diferenciais, onde a gestão tem focado atenção especial para atingir o melhor impacto das inovações desenvolvidas:

  • Contribuir para a criação, desenvolvimento e aprimoramento de empresas inovadoras e sustentáveis de base tecnológica prioritariamente nas áreas de informática, novos materiais, biotecnologia, fármacos, metal mecânica, processos industriais e outras que venham ser definidas;
  • Materializar, oportuna, econômica e eficientemente, a inovação e o progresso tecnológico apoiando as empresas nascentes ou as empresas já existentes que necessitam atingir nível tecnológico e gerencial mais moderno e competitivo;
  • Escolher, dentre os empreendimentos potenciais que se apresentam, aqueles que simultaneamente venham a contribuir com avanços tecnológicos nas áreas citadas e venham a oferecer ao mercado produtos ou serviços inovadores, tendo como empreendedores pessoas com características inerentes aos empresários, com capacidade de aportar capital inicial e que estejam dispostos a correr riscos;
  • Promover a integração entre Universidades, Centros de Pesquisa, Empresas e a Comunidade.

Equipe de Gestão - A equipe de coordenação das ações da Incubadora e Parque Tecnológico de Maringá é constituída pelos seguintes membros:

Carlos Valter M. Pedro – Presidente, José Roberto P. de Melo – Vice-Presidente, Vânia Calsavara – Gerente, Claudia T. Chilante – Analista de Projetos, Ana Paula R. Freitas – Jornalista, Marcelo Farid Pereira – Coordenador da área estratégica.

Público atendido - Considerando a administração e empresas atendidas, a Incubadora atualmente possui em média 150 profissionais envolvidos:  Pré incubadas – 3 empresas, Incubadas residentes – 11, Incubadas não residentes - 1, Graduadas – 26 e Associadas – 2. Dentre as graduadas, 13 estão hoje instaladas no Parque Maringatech.

Não concluímos a história da Incubadora Tecnológica de Maringá e Maringatech Parque Tecnológico. Acompanhe no próximo capítulo (Parte 2), onde relataremos os resultados do trabalho construído e  parceiros para o desenvolvimento sustentável da economia local. Também, apresentaremos outras informações como: Casos de sucesso extraordinários com soluções desenvolvidas, instituições parceiras e o propósito de futuro da Incubadora. Não perca!

Aproveite para PARTICIPAR da nossa Comunidade Ambientes de Inovação e conte sempre com as soluções do Sebrae/PR. Gostou? Curta e compartilhe!

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Irene Hoffelder Vioti
Irene Hoffelder Vioti Seguir

Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você