[ editar artigo]

INCUBADORA TECNOLÓGICA SUDOTEC - O Impacto no Desenvolvimento Sustentável da Região Sudoeste do Paraná

INCUBADORA TECNOLÓGICA SUDOTEC - 
O Impacto no Desenvolvimento Sustentável da Região Sudoeste do Paraná

Caros profissionais, aprendizes e parceiros que atuam com INOVAÇÃO!

A Comunidade Ambientes de Inovação, tem por objetivo contribuir para o ecossistema de inovação com conhecimentos que possam ajudar a inspirar, instruir e apoiar toda e qualquer iniciativa para inovar em qualquer setor; seja para construir uma ideia inovadora, seja para observar as oportunidades que possam estar ocorrendo, ou para se orientar sobre os mais diversos assuntos que envolve a inovação.

Uma das formas é contando histórias das incubadoras do Paraná que atuam na metodologia do Modelo CERNE (informações técnicas sobre o CERNE, é possível encontrar no link ). 

Além das incubadoras, fazem parte: startups, parques tecnológicos, hubs, micro e pequenas empresas de inovação e instituições, como o Sebrae e Universidades tecnológicas. Todos trabalham de forma colaborativa, unindo esforços para que a inovação ocorra em todas as frentes no estado e assim, seja possível avançar com melhorias em todos os setores da nossa economia.

Neste post, vamos contar a história da Incubadora Tecnológica SUDOTEC (Associação para o desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná), localizada na cidade de Dois Vizinhos/PR.

O trabalho realizado através da SUDOTEC contribui significativamente para o desenvolvimento tecnológico da região e para o ecossistema de inovação do Paraná, assim como para o desenvolvimento sustentável da região, pois as ações executadas convergem com o propósito do desenvolvimento socioeconômico.

Público atendido – A sua atuação se faz através de projetos sociais com os públicos de vulnerabilidade social e através dos projetos da incubadora, destinada aos profissionais do setor de Tecnologia e Informação.

O acesso das empresas interessadas na Incubadora SUDOTEC, se dá através da inscrição e processo seletivo, conforme o que determina no edital publicado no site.  

Instituições Parceiras: Sem a parceria de determinadas instituições, as incubadoras ficam limitadas na execução dos projetos, pois há uma inteligência compartilhada de conhecimentos, de recursos financeiros e uma sinergia de objetivos em comum para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do estado. Segundo Marinete,

Na SUDOTEC, os parceiros são de fundamental importância, por isso agradecemos a cada um deles: a CISS Software e Serviços, a DEZ Telecom, SS Sistemas, Unisep, Precisa. Ainda é importante dizer que nosso sucesso, ocorre graças ao apoio incansável do SEBRAE/PR, da Prefeitura de Dois Vizinhos e da Reinova. Com certeza, um apoio incondicional para nossas conquistas” .

A Gestão é formada por uma equipe executiva de coordenação e gestão com os seguintes profissionais atuando:

Lúcio F Marcom - Tesoureiro, Sidnei Batistella - Presidente e Adriano O Cagnini - Vice-Presidente

Bianca U. Moneiro - Assistente, Marinete Camilo – Gestora, Dielle Lemonie – Assistente e Deloi Santos - Zeladora.

Além da equipe de coordenação, a SUDOTEC conta com profissionais altamente capacitados, Mentores e Consultores para a orientação técnica dos projetos da Incubadora, são eles:  Carlos Henrique Rozainski, Hamilton Pinheiro, Hector Felipe Cabral, Jair Frederico Galvan Filho, Leonardo Conchon Favaro, Marisângela Pacheco Brittes, Marisângela Pacheco Brittes, Rafael Alves Paes de Oliveira, Stefan Kugler Horochovec.

Ter um propósito forte e sustentável, é um dos seus diferenciais na gestão

A SUDOTEC, vem construindo seu legado desde 2005 e juntamente no mesmo tempo, com apoio e parceria do Sebrae/PR. Através da sua missão de “Promover cursos e qualificações na área tecnológica, iniciando na inclusão digital até a inserção do jovem no mercado de trabalho, principalmente na área de TI; além de fomentar e estimulo para a geração de novas empresas por meio da incubadora tecnológica”. Cumpre com um papel fundamental e necessário na região Sudoeste para o desenvolvimento, não somente da inovação tecnológica, mas também contribui para a sustentabilidade local. Por isso, os seus objetivos são de tamanha importância para toda a sociedade local:

  • Sensibilizar a necessidade de empreendimentos inovadores de base tecnológica;
  • Estimular a cultura do empreendedorismo;
  • Identificar, catalogar e selecionar projetos e ideias inovadoras com potencial de gerar novos negócios;
  • Oferecer um ambiente propício a inovação e ao desenvolvimento do empreendimento;
  • Disponibilizar serviços nas áreas estratégicas para o desenvolvimento do empreendimento, como: planejamento, engenharia de software, marketing, contabilidade e legislação;
  • Captar recursos junto a instituições de fomento;
  • Estabelecer uma rede de relacionamentos sustentável e duradoura;
  • Disponibilizar consultorias e treinamentos;
  • Graduar continuamente e com qualidade, as empresas incubadas.

Muitos projetos passam pela incubação, mas alguns desenvolveram inovações extraordinárias, e citamos aqui uma amostra deste sucesso

Para uma cidade pequena como Dois Vizinhos, é muito significativa a atuação da Incubadora SUDOTEC. Dentre todos os projetos desenvolvidos, várias inovações extraordinárias foram criadas. Atualmente as empresas incubadas são:  Leiloaê – Plataforma de leilão virtual e marktplece, a B2Code - soluções voltadas para o seguimento de barbearias e salões de beleza, a Cronos Cropsolution – atuação na agroecologia, a LeadFinder – Mapeamento de clientes. Além dessas, a Servo Fiel –desenvolveu um produto de inovação muito impactante para a região, a 4Thinsks, que atua no sistema de controle de gases em aviários, setor de grande presença na região.

A 4ThinkS, incubada na SUDOTEC desde 2019, está concorrendo ao Edital da Embrapa com um aplicativo para monitoramento de ambiência de aviário para avicultores e empresas integradoras. O InovaAvi é o primeiro desafio de ideias que beneficiem a avicultura. A proposta é fomentar a inovação de impacto na avicultura e atrair pessoas inovadoras com ideias em qualquer estágio de maturidade, colaborando para que se tornem negócios e soluções para a cadeia produtiva de aves. A startup vencedora estará classificada para a etapa final do Pontes para Inovação, uma chamada desenvolvida em parceria entre a Embrapa e parceiros, com o objetivo de conectar as Agritechs com investidores para acelerar seus negócios.  A solução proposta pela 4ThinkS, é um conjunto de hardware e software dentro do conceito de Internet das Coisas e AGrotech, que faz o monitoramento em tempo real, 24x7, dos elementos de ambiência do aviário (temperatura, umidade, amônia, fluxo de ar). A empresa já tem alguns clientes e o produto está disponível no mercado há 8 meses.

Empresários: Rafael Kupkovski, Marcus G. F. de Sant’Ana e Robson Totti

E a implementação da metodologia CERNE, como ocorreu?

O apoio do Sebrae à SUDOTEC, foi o ponto chave para a instituição e muito enriquecedora, pois segundo a Gestora Marinete,

conseguimos ordenar a transparência de toda a gestão e dos processos, a retenção de conhecimentos, a nossa organização e principalmente melhoramos o desenvolvimento dos empreendimentos. Houve uma injeção de motivação, incentivando-nos e agregando valores as nossas ações, principalmente para os empreendimentos atendidos.

Os resultados alcançados demonstram a importância da Incubadora SUDOTEC

Dos resultados da SUDOTEC, podemos citar na parte da incubadora até o momento, 10 empresas graduadas e 5 empresas incubadas. Segundo a Gestora Marinete, “Da nossa meta prevista e que alcançamos até agora, foi:

  1. Do total da ocupação - hoje estamos com 80%;
  2. Certificação Cerne - alcançamos Cerne 1 e estamos rumo ao Cerne 
  3. Devemos ampliar a infraestrutura e os serviços.”

Observando as conquistas da SUDOTEC, é perceptível que ela se diferencia com a sua organização e comprometimento com o ecossistema de inovação, nas empresas graduadas atendidas permanentemente no mercado, na forma da aplicação da Lei da Inovação e do Fundo de Inovação, assim como, na maneira de oportunizar o acesso à tecnologia para a comunidade local. E tudo isso, impacta no quão diferenciada ela se torna no meio em que atua, por isso dizemos que a Instituição apresenta mais que resultado, é uma contribuição para todo o ecossistema da inovação.

Trabalhamos para realizar nosso sonho, é a visão de futuro de toda equipe

O sonho que ainda persiste é tornar a SUDOTEC um grande centro tecnológico e sermos referência em desenvolvimento de empreendimentos, além de, elevar o grau de maturidade da gestão e do desenvolvimento das empresas. Juntamente com outros atores do ecossistema, nosso sonho é tornar Dois Vizinhos, um ambiente de inspiração e viabilização de inovações e geração de negócios. Seguiremos trabalhando muito para que cada vitória da Incubadora, seja uma vitória para Dois Vizinhos e região.”

BOA DICA AO LEITOR:

  • Acesse o site da Incubadora e acompanhe as ações e os resultados alcançados.
  • Inspire-se, participe de alguma ação da Incubadora da sua cidade e comece a empreender e inovar na sua região.
  • Aproveite o conhecimento técnico cedido pela Incubadora da sua região.
  • Copie algo bom e multiplique em seu negócio.

__________________________________

Acesse a Comunidade Ambientes de Inovação e se atualize com os conhecimentos e oportunidades que são divulgadas aqui diariamente.

Siga nossos escritores. Curta e compartilhe!

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Irene Hoffelder Vioti
Irene Hoffelder Vioti Seguir

Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você