[ editar artigo]

Como iniciar um novo projeto - Matriz CSD

Como iniciar um novo projeto - Matriz CSD

Geralmente o início de um projeto é meio confuso, ainda mais quando esses projetos são grandes, envolvem equipes multidisciplinares e por mais que tenham ocorrido reuniões de alinhamento estratégico, troca de e-mails e de mensagens sempre surgem dúvidas.

Se você já participou do desenvolvimento de um projeto, sabe que equipes com diferentes perfis na grande maioria das vezes tem visões bem distintas sobre o trabalho que precisa ser executado, o que deve ser priorizado e quais as expectativas que foram criadas. 

Portanto, para fazer com  que os projetos sejam executados de maneira mais assertiva e alinhada a visão da empresa existe a Matriz CSD, que significa: CERTEZAS, SUPOSIÇÕES E DÚVIDAS. É uma técnica simples, mas que levanta informações bastante pertinentes no sentido de esclarecer dúvidas e deixar a equipe ciente de tudo que precisa ser feito. 

É uma ferramenta muito utilizada para dar um direcionamento melhor a equipe, os horizontes ficam mais abertos e o conhecimento se torna mais amplo. 

Essa matriz pode ser utilizada tanto para projetos individuais ou para projetos que tem várias pessoas envolvidas. Basta fazer uma representação visual - um quadro, uma tabela ou colunas de post-its. Quando toda a equipe entra em um consenso sobre um determinado tema coloca na coluna certezas, quando as ideias são divergentes o post-it deve ser colocado na coluna suposições e por fim, quando algo não está bem definido no projeto deve ser colocado no campo dúvidas. 

Nas discussões para a Matriz, a diversidade é mais importante do que o consenso, pois o objetivo é ampliar as perspectivas. Por isso, é recomendável incluir todas as opiniões divergentes que surgirem na representação da Matriz CSD. Além disso, quanto mais diversa for a equipe, melhor será o resultado.

A partir do momento em que as inclusões vão sendo feitas na Matriz, novas certezas, suposições e dúvidas vão criando forma, e as antigas podem ser removidas ou modificadas.

Ao longo do desenvolvimento do projeto, pode-se ir modificando a Matriz com novas certezas e eliminando dúvidas e suposições. É importante atualizar a representação para que todo o grupo continue na mesma página.

A Matriz CSD é um recurso simples que facilita a execução de projetos e torna-os mais efetivos e bem-sucedidos.

Se tiver dúvidas sobre a Matriz CSD me envie uma mensagem aqui no texto!

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Diogo Macenhan
Diogo Macenhan Seguir

Administrador, pós-graduado em Gestão de Pessoas com Coaching, consultor de negócios, especialista em MEG - Modelo de Excelência em Gestão, planejamento estratégico, inovação e metodologias ágeis. Palestrante e professor apaixonado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você