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Inovação em grandes corporações é possível

Inovação em grandes corporações é possível

A inovação pode ser complicada e às vezes pode parecer uma batalha difícil para os gestores de inovação em grandes empresas, mas isso não pode impedi-lo de seguir em frente em meio à constante ruptura digital.

A ideia de que os empreendedores são revolucionários enquanto os funcionários em empresas estabelecidas resolvem os detalhes, que os empreendedores inovam e os funcionários executam, que as pequenas empresas livres do fardo dos modelos de negócios estabelecidos e do dogma rompem enquanto as empresas estabelecidas implementam não é sustentada pela história e pelas pesquisas recentes.

No entanto, isso não quer dizer que inovar como funcionário dentro de uma empresa estabelecida não tenha desafios. Muitas tentativas promissoras de inovação de empresas estabelecidas fracassam. Em muitos casos, mais de 90% das inovações internas tentadas falham.

Por que tantas tentativas de inovação interna falham?

Qual é a diferença entre aqueles que tiveram sucesso?

Compreender essas barreiras de gestão pode ajudar muito você e sua empresa a navegar no processo de inovação, por isso sugiro uma investigação em algumas das barreiras citadas abaixo para esclarecer o que realmente significam para a empresa e como você (ou o gestor) pode evitá-las.

  1. Intenção : Muitos inovadores internos simplesmente desistiram de tentar; eles abandonaram a intenção de encontrar e buscar novas inovações.
  2. Necessidade : a maioria dos funcionários não entende que tipos de inovações suas organizações precisam (por exemplo, menos de 55% dos gerentes de nível médio podem citar até duas das principais prioridades estratégicas de sua empresa), então, para obter ideias, eles procuram nos lugares errados e, em seguida, propõem ideias de pouco valor estratégico.
  3. Opções : Os inovadores internos muitas vezes ficam frustrados porque se fixam muito cedo em algumas, ou pior ainda, em apenas uma ideia inovadora, em vez de gerar continuamente um fluxo de novas ideias e gerenciá-las como um portfólio de opções.
  4. Bloqueadores de valor : é comumente aceito que as ideias inovadoras são inconsistentes e, portanto, prejudiciais ao modelo de negócios atual de uma empresa. Este modelo estabelecido cria bloqueadores de valor que impedem um novo modelo de negócios apropriado de se formar em torno da nova ideia.
  5. Aja : Organizações estabelecidas tendem a pedir a alguém para provar que uma ideia funcionará antes de dar permissão para agir. No entanto, a maioria das novas ideias é mais adequada para a abordagem oposta: agir para provar a ideia. Isso coloca os aspirantes a inovadores internos em um beco sem saída: eles não podem provar que sua ideia vai funcionar, portanto não podem agir.
  6. Equipe : O dimensionamento de novas ideias geralmente exige que se reúna uma equipe cruzada de silos que funcione em um ritmo rápido e seja voltada para o aprendizado, em vez de entregar resultados. As corporações são voltadas para o oposto: elas são isoladas, agem lentamente e valorizam os resultados (acima do aprendizado).
  7. Ambiente : obter apoio para novas ideias é politicamente complicado porque o comportamento da liderança, os tipos de talento, as estruturas organizacionais e as normas culturais que ajudam as organizações estabelecidas a sustentar suas operações centrais também tendem a impedir a inovação interna. Os inovadores internos lutam para encontrar “ilhas de liberdade” a partir das quais possam acessar o talento, as estruturas, as normas culturais e o apoio da liderança que apóiam as tentativas de inovação.

Ainda podemos incluir barreiras operacionais empresariais, que se apoiam em uma estrutura existente e de difícil ruptura.

Quem mexeu no meu queijo; as Política e Guerras territoriais, á medida que uma empresa cresce, aumenta também a complexidade de sua política interna. É por isso que startups menores costumam ter mais facilidade para inovar do que empresas maiores.

A implementação de um novo programa de inovação pode exigir mudanças internas radicais, o que significa que algumas funções dos funcionários mudarão para melhor e outras mudarão para pior.

A inovação como um todo e iniciativas de inovação individuais podem beneficiar a empresa, para reunir todos na mesma equipe.

Como tal, as pessoas começam a pensar politicamente quando surge a ideia de esforços organizados de inovação. Aqueles que se sentem ameaçados pela mudança podem então trabalhar ativamente para miná-la.

Evitar esses problemas pode ser bastante complicado e, às vezes, impossível, mas há algumas coisas a serem lembradas.

Primeiro, crie um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis ​​sendo abertas e honestas. Muitas vezes, as pessoas farão objeções a uma mudança, mas permanecerão em silêncio sobre o que realmente motiva sua hesitação. Para evitar rumores, boatos e ataques pessoais, certifique-se de que as cartas de todos estão na mesa para equilibrar o campo de jogo ao defender a inovação.

Além disso, certifique-se de ilustrar como a inovação como um todo e as iniciativas de inovação individuais podem beneficiar a empresa, para reunir todos na mesma equipe.

Porque aqui sempre foi assim; Questões culturais como o risco e inovação andam de mãos dadas. Como diz o clichê, você não pode fazer uma omelete sem quebrar alguns ovos.

A inovação inevitavelmente levará a alguns fracassos e, para algumas empresas, quaisquer passos em falso são considerados inaceitáveis.

Esse estigma de fracasso pode retardar os processos de inovação de uma empresa e, em muitos casos, até mesmo paralisá-los. Considerando que a inovação pode salvar uma empresa, ajudando-a a evitar que se torne obsoleta, isso pode ser um grande problema.

Uma ótima maneira de minimizar a aversão ao risco em um programa de inovação é otimizando seu processo de prova de conceito . Embora isso não elimine completamente o risco, pode permitir que sua empresa tome decisões informadas que terão uma taxa maior de sucesso.

É completamente comum termos um investimento sem possibilidade de retorno, ou ao menos sem a certeza do mesmo, ponto que diferencia realmente as empresas normais das inovadoras. Risco e inovação andam de mãos dadas.

Soberba; a incapacidade de agir de acordo com os sinais, onde uma grande parte da promulgação de um novo produto, serviço ou procedimento inovador é reconhecer a necessidade da mudança em primeiro lugar.

Verifica-se que muitos executivos identificaram a incapacidade de agir em mudanças de mercado sinalizadas como o terceiro maior obstáculo à inovação.

Inove antes que seja tarde demais permanecendo no topo das tendências do mercado

Às vezes, as empresas podem estagnar em seus sucessos anteriores. Eles passam a maior parte do tempo otimizando seu modelo atual e seus processos atuais que esquecem de dar um passo para trás e avaliar o que está funcionando e o que não está em seu setor.

Foi assim que o Uber surpreendeu a indústria de táxis e o AirBnB derrubou o setor de aluguel por temporada. Essas empresas de serviços reconheceram como seus respectivos setores estavam falhando em aproveitar os benefícios das novas tecnologias e as mudanças nas demandas do mercado, e inovaram para preencher essa lacuna.

Certifique-se de que sua empresa tenha um programa de inovação dedicado com um líder estabelecido no comando que tenha experiência no lado técnico/comercial da inovação e o conhecimento para reconhecer tendências relevantes.

Se não sabe brincar, não desce para o Play!; como a inovação é um empreendimento contínuo que geralmente tem objetivos de longo prazo, pode ser difícil medir seu impacto . Isso pode resultar em idas e vindas frustrantes com aqueles que estão alocando o orçamento da empresa, porque se a inovação levar tempo para ser entregue, os fundos podem ser cortados. Mas, se os fundos para inovação forem cortados, será virtualmente impossível entregar.

De acordo com a Harvard Business Review, a chave para fazer do seu orçamento de inovação uma prioridade é começar pequeno e parar de pensar na inovação como um empreendimento único. No começo, comece apenas alguns projetos.

Não sobrecarregue seus recursos, mas pense nisso como um investimento. Assim que um desses projetos menores começar a mostrar resultados, você poderá expandir lentamente até ter uma cultura de inovação próspera que não pode ser interrompida.

Objetivo; Para muitas empresas, os benefícios da inovação são bem compreendidos. Para essas empresas, permanecer relevante é importante e elas incentivam a interrupção sempre que possível.

No entanto, isso também pode ser parte do problema. Muitos especialistas em inovação citaram a falta de visão e estratégia como um dos maiores problemas que os inovadores potenciais enfrentam.

Estratégia e visão para o movimento para a frente. Este é mais um motivo pelo qual todo programa de inovação precisa de um líder claramente definido que lidera um departamento de inovação dedicado.

O que as empresas precisam evitar é ter vários departamentos diferentes investindo recursos em questões sobrepostas. É um desperdício de dinheiro e uma maneira segura de evitar qualquer inovação real porque todos os departamentos terão objetivos divergentes.

Uma unidade de inovação dedicada pode agilizar o processo de inovação e garantir que ninguém duplique o trabalho e a pesquisa, promovendo uma cultura de inovação.

As empresas, fazendo o que puderem para evitar essas barreiras de gestão e operacionais pode ajudar a garantir que sua empresa tenha a atmosfera certa para a inovação.

Com isso em mente, cada negócio é único e não existe “receita de bolo” que possa garantir o sucesso da inovação.

Vários outros obstáculos de inovação menos comuns como a falta de apoio executivo, recrutamento inadequado e vários outros podem minar o processo de inovação.

Conhecer verdadeiramente o seu negócio, com as falhas e tudo o mais, pode ajudá-lo a identificar quais questões são mais prováveis ​​de surgir quando você dará o kick-off inicial do seu programa de inovação.

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Jorge Biff Netto
Jorge Biff Netto Seguir

Professor PUCPR e Consultor de inovação, varejo, serviços, indústria e internacionalização ; um aquariano direto e claro, com grande interesse em inovação, empreendedorismo e PME’s; inquieto por natureza e com o objetivo de mudar e ser mudado.

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