[ editar artigo]

IPO (Initial Public Offering) Como se preparar para abrir o capital de uma empresa !

IPO (Initial Public Offering) Como se preparar para abrir o capital de uma empresa !

Então, você fundou ou está liderando uma empresa, cresceu e agora está se perguntando: "Qual é o meu próximo passo como empreendedor?" 

Todo o sonho do empreendedor atual leva ao IPO. Mas o que é isto? 

O processo de abertura de uma empresa se dá por meio do IPO (em inglês "Initial Public Offering" e conhecido por aqui como Oferta Pública Inicial), que nada mais é do que o momento em que se inicia a venda de ações para o público externo.

Para alguns, uma questão lógica a ser colocada é como abrir o capital de uma empresa. De acordo com publicações da área, um dos muitos benefícios de ser uma empresa pública é a capacidade de levantar capital facilmente com a venda de ações. Relatam  que a média de oferta pública inicial bem-sucedida (IPO) nos EUA pode trazer cerca de US $ 100 milhões.

A gigante latino-americana do comércio eletrônico VTEX estreou no dia 21 de julho na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), considerada a maior do mundo em volume monetário e a primeira em número de empresas afiliadas. Coma a captação de  US$ 361 milhões a empresa superou US$ 3,6 bilhões de valor de mercado, com base nas ações em circulação listadas no registro.

Da mesma forma a empresa de software e capacitação de pagamentos globais Flywire (Nasdaq: FLYW), liderada por Mike Massaro, concluiu recentemente seu IPO e está negociando na NASDAQ, em uma parceria liderada por  Karen Snow '93, vice-presidente sênior da NASDAQ e chefe da Costa Leste listagens e serviços de capital. Esses dois ex-alunos do Babson College (considerada a número 1 do mundo em empreendedorismo), compartilham suas idéias sobre como abrir o capital de uma empresa e oferecem conselhos para possíveis fundadores e líderes de empresas públicas em recente evento realizado pela instituição.

Segundo explorado no evento, existem quatro etapas para iniciar o pensamento de abertura do capital de uma empresa.

Invista em você mesmo primeiro

A preparação para o IPO da Flywire começou há cerca de uma década, disse Massaro, quando a empresa fez um esforço mais forte para investir no que agora se tornou uma equipe de 500 funcionários representando mais de 40 nacionalidades, e começou a desenvolver uma cultura global com mais de 2.250 clientes ao redor do mundo. A empresa também dedicou tempo ao aprimoramento de seu software e começou a refinar a forma como acompanha, mede e informa o crescimento.

Sendo uma empresa com uma cultura de transparência, que valoriza a execução, mas também quer que os funcionários tenham uma vida plena, ser uma empresa de capital aberto nos permitiu a Flywire trazer uma visão para o mundo de forma mais aberta e nos oferece uma oportunidade incrível de continuar crescendo esse negócio nos próximos anos.

Qualquer pessoa que queira construir um negócio deve concentrar uma quantidade significativa de seu tempo na contratação de pessoas incríveis, na construção de equipes fortes e no tratamento da cultura como o ativo estratégico que ela é.

Esteja pronto para pivotar

Conforme o mundo aprendeu no último ano e meio, a vida como a conhecemos pode mudar rapidamente. Ao considerar como abrir o capital de uma empresa, estar pronto para pivotar pode ser um ponto forte imperativo.

Espere situação não muito linear, mas sim diversas mudanças de direção e até de sentido.  A resiliência, ao navegar pelo difícil 2020 impactado pelo COVID, traz confiança que podem assumir este próximo capítulo de jornada da empresa, agora pública.

Da perspectiva do NASDAQ, esse ambiente virtual tem cortado roadshows, uma série de apresentações que levam a um IPO, de semanas a dias, exigindo uma nova abordagem dos líderes empreendedores.

Construa e use sua rede

Construir e usar sua rede pode fazer toda a diferença ao levar sua empresa ao processo de abertura de capital. O network criado ao logo da sua vida profissional pode ser algo realmente diferenciado no processo de IPO.

Entenda que sócios com relacionamento significativo no mercado muitas vezes valem muito mais que dinheiro aportado. O processo de IPO tem uma relação direta com o potencial de mercado da empresa.

Escalabilidade e internacionalização

Empresas com potencial de escala em mercados mundiais são mais interessantes em processos de IPO. Neste modelo a empresa normalmente deve ter escala em território nacional, galgue ao longo de anos a sua participação internacional, comprovando sua capacidade de crescer e escalar mundialmente.

Este artigo, de forma breve elencamos alguns pontos para o empreendedor começar a pensar sobre o assunto. Deixo claro que este assunto deve ser internalizado como uma estratégia empresarial e desenvolvido ao longo de todo processo empreendedor, que com certeza levam um bom tempo para se desenvolver.

Diversas oportunidades visualizamos empresas que abriram o capital de forma rápida, mas isto se encaixa em uma quantidade bem pequena de empresas. A sua grande maioria, teve uma estruturação de mais de 10 anos para que chegasse a esta oferta.

Mas pensando como empreendedores:

meta dada, meta atingida.

Então cola o “post it” IPO no quadro e segue a meta !!!

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Jorge Biff Netto
Jorge Biff Netto Seguir

Professor PUCPR e Consultor de inovação, varejo, serviços, indústria e internacionalização ; um aquariano direto e claro, com grande interesse em inovação, empreendedorismo e PME’s; inquieto por natureza e com o objetivo de mudar e ser mudado.

Ler conteúdo completo
Indicados para você