[ editar artigo]

IUT-CT/UTFPR - Formar profissionais capazes de empreender com o conhecimento científico e tecnológico

IUT-CT/UTFPR - Formar profissionais capazes de empreender com o conhecimento científico e tecnológico

Caros profissionais, aprendizes e parceiros do Ecossistema de INOVAÇÃO:

Nossa Comunidade de Inovação hoje, apresenta a história da Incubadora de Inovações UTFPR (IUT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Campus de Curitiba, que atua no Modelo CERNE no Paraná, com o apoio do Sebrae desde o início da implementação no estado. Além da incubadora UTFPR Curitiba, fazem parte do Projeto CERNE no Paraná: startups, parques tecnológicos, hubs, micro e pequenas empresas de inovação e instituições, como o Sebrae e Universidade Tecnológica. Todos imbuídos num trabalho colaborativo, unindo esforços para que a inovação ocorra em todas as frentes no estado, e assim seja possível avançar com melhorias em todos os setores para o desenvolvimento sustentável da nossa economia.

Todas as informações técnicas sobre o Modelo CERNE, é possível encontrar no link .

PROPÓSITO E ESTRUTURA

O propósito da IUT da UTFPR de Curitiba,- Assim como nas outras incubadoras da UTFPR localizadas em 12 cidades do Paraná, também percebemos nela avanços muito significativos no cumprimento da missão e na implementação das etapas da metodologia CERNE. Se destaca no cumprimento do propósito de “Apoiar as empresas inovadoras de base tecnológica, advindas da comunidade interna e externa, aproximando o meio acadêmico do sistema produtivo estimulando a postura empreendedora e gerando produtos e serviços inovadores.” Se consolidando como uma das principais incubadoras de empresas de base tecnológica de Curitiba e Região Metropolitana, disponibiliza soluções de apoio técnico e gerencial, que possibilitam o crescimento sustentável de seus empreendimentos atendidos.

Como tudo começou e funciona até hoje 

A IUT-CT/UTFPR iniciou suas atividades em 2003 (17 anos), quando a primeira empresa foi incubada. Mas, o compromisso da UTFPR em fomentar formalmente a cultura empreendedora na instituição, apoiar projetos empreendedores e proteger a propriedade intelectual foi formalizado desde 1997, com a criação do Programa de Empreendedorismo e Inovação – PROEM. Ocorreu no mesmo ano em que foi criado o Hotel Tecnológico (23 anos), o qual é um espaço destinado para pré incubar projetos empreendedores de base tecnológica. Nesse caso, há etapas de maturidade, na qual a primeira é a pré incubação (uma equipe de alunos de até 4 pessoas podem pré incubar por um período de 1 ano); podendo ser renovado por mais 1 ano. Sendo graduado, pode migrar para a Incubadora, podendo ficar nesse espaço por até 1 ano, sendo possível renovar a sua estadia por até 60 meses conforme interesse das partes envolvidas.

Webhttps://incubadora.ct.utfpr.edu.br/

Público atendido: Atende toda a comunidade interna da UTFPR e demandas da comunidade externa. O perfil do público atendido pela IUT-CT, são empreendedores que possuem ideias, projetos ou, empresas de base tecnológica.

A estrutura física é composta por uma unidade de trabalho dentro da Sede da UTFPR em Curitiba, com equipamentos e ambiente propício ao desenvolvimento dos projetos e atendimento às empresas incubadas.

Sala da Incubadora

O TIME DE TRABALHO

Composto por uma equipe de alta capacidade técnica para a inovação, com o diferenciado olhar de gestão humanizada e de vanguarda na percepção do desenvolvimento de empreendedores. Segundo Malu,

“Nosso time de diretores e responsáveis gerais é composto pelos seguintes profissionais: Chefe do Departamento de Apoio a Projeto Tecnológicos - Depet e Coordenadora da IUT/ UTFPR-CT - Profa. Dra. Maria Lucia Figueiredo Gomes de Meza; Chefe da Divisão de Empreendedorismo e Inovação (DIEMI) e Gerente da IUT- Maico de Ornelas; Chefe do Departamento de Propriedade Intelectual (DIPIN), consultora jurídica e em Propriedade Intelectual (DIPIN) - Profa. Dra. Ana Paula Myszcuk; Membro do Conselho Estratégicos - Prof. Dr. Ricardo Fernandes da Silva; Membro do Conselho Estratégico - Prof. Dr. Thiago Cavalcante Nascimento e Chefe da Divisão de Apoio e Consultorias (DIACON) - Prof. Dr. Walmor Cardoso Godoi e estagiários Alexia Lopes e Gabriel Scurupa; Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias - Prof. Dr. Ivan Carlos Vicentin; Diretor Geral do Campus - Marcos Flavio de Oliveira Schiefler Filho.”

Atualmente, a IUT-CT/ UTFPR possui um total de 8 pessoas envolvidas na Incubadora, sendo destes 4 diretamente (2 servidores e 2 estagiários) e indiretamente 4 servidores de departamentos de apoio.

Equipe da IUT, Reitor e empreendedores incubados – Patrícia (R2), Fernando (R2), Vinicius (R2), Nezia (R2), Prof. Schiefler (Reitor), Propfa.  Malu (Coordenadora da IUT-CT), Clecio (Qualabor), Gustavo (EJ Econsultoria), Guilherme (EJ Tera Engenharia) Sergio Guilherme (EJ Tera Engenharia) e Maico (Gerente da IUT-CT).

OS PROJETOS DESENVOLVIDOS

Neste momento, são 6 empresas incubadas residentes atendidas na IUT-CT: PH Engenharia (construção civil), Tecnogenese (Saúde), Percepção de Risco (Serviço- Segurança do Trabalho), SGQL 4.0 (serviço - Laboratorial Digital) e Silos (Agroindústria).

Dentre tantos projetos já desenvolvidos com inovações extraordinárias resultantes, a coordenação aponta uma amostra de inovações disruptivas desenvolvidas na IUT-CT, as quais, lhes concedem muito orgulho do trabalho realizado:

  • BioPrototype (prótese craniana impressa em 3D).
  • Mercafacil (ferramenta de Business Inteligence para Varejo).
  • Tecnogenese (soluções integradas em engenharia de biomedicina como o equipamento "Armadilha" para o mosquito Aedes Aegypti).
  • Muda (pisos 100% reciclados), e
  • R2 - Rheology Research (soluções tecnológicas para perfuração de poços de exploração de petróleo).

Na verdade, tudo isso acontece em virtude do trabalho incansável de uma equipe muito competente, que conta com parcerias cruciais para poder obter os resultados da IUT-CT. Segundo a coordenadora Dra. Maria Lucia,

O Sebrae é um parceiro estratégico que concede o apoio de conhecimento de mercado e prática gerencial fundamental para complementar e fortalecer o papel da IUT-CT/ UTFPR. Apoia na realização de networking, implementação de programas universitários de empreendedorismo, na gestão da incubadora para maior capacitação e profissionalização (com as certificações da metodologia Cerne).

AS METAS E VISÃO FUTURA DA IUT-CT

São metas ousadas e vem ao encontro da visão preterida por sua gestão. Segundo a coordenadora, Profa. Dra. Maria Lucia,

“devemos capacitar empreendimentos de base tecnológica sustentáveis no mercado em um prazo de, pelo menos 12 meses. A certificação do Cerne 1 conquistada pela IUT-CT, possibilitou ter uma gestão mais ágil, formal e focada em resultados e agora estamos caminhando para a Certificação CERNE 2. Além de:

  • Contribuir para o desenvolvimento de empreendimentos de base tecnológica que sejam sustentáveis no mercado;
  • Sensibilizar um maior número de acadêmicos interessados no empreendedorismo de inovação; e
  • Estreitar a relação entre universidade e o sistema produtivo do entorno por meio de mais parcerias.”

Sendo este, também, um propósito do ecossistema de inovação no Paraná.

Na definição da Coordenação,

A IUT-CT/ UTFPR foi idealizada para apoiar preferencialmente empreendedores das comunidades interna e externa da UTFPR, que possuem empreendimentos de base tecnológica, consistentes, criativos e inovadores cujos processos e/ou produtos e/ou serviços sejam relevantes para o mercado e para a fronteira tecnológica. Ela é um mecanismo de operacionalização do PROEM para fortalecer a cultura empreendedora na instituição e apoiar os empreendimentos de base tecnológica resultados das pesquisas realizadas institucionalmente. Por que? O gargalo existente entre as universidades brasileiras e o sistema produtivo ainda é real, apesar de inúmeros incentivos e benefícios implementados em nosso país. Então, esse espaço oportuniza aos alunos testarem a viabilidade técnica e econômica de seus projetos para desenvolverem bens e serviços úteis à sociedade.”

Em virtude da pandemia e todos os desafios do mercado, percebemos que é ainda mais urgente, formarmos universitários com visão e prática de empreendedorismo e de inovação. Este também, é o sonho da equipe da IUT-CT:

Apoiar os sonhos dos jovens universitários que se desafiam e testam ser empreendedores com os conhecimentos científicos e tecnológicos adquiridos na nossa instituição; e acompanhar o sucesso dos empreendimentos e o retorno que os empreendedores nos dão ao apoiar os futuros empreendedores incubados na Universidade.

Mensagem da Coordenação da IUT de Curitiba

Considerando que gerenciar uma incubadora universitária é tão desafiador quanto empreender negócios de base tecnológica no nosso país, mas independente da natureza da incubadora, a principal força motriz que dá sentido às nossas ações é sonhar. Sonhar em formar profissionais capazes de empreender com o conhecimento científico e tecnológico adquirido na universidade para levar melhor qualidade de vida à nossa sociedade é o que nos move! As dificuldades devem ser vistas como desafios para superarmos nossas limitações e nos reinventarmos.”

CONVITE AOS EMPREENDEDORES

Convidamos o leitor interessado, para acessar o Edital 01/2020 para o Processo Seletivo – IUT-CT – Incubadora do Campus de Curitiba Link https://incubadora.ct.utfpr.edu.br/index.php/processo-seletivo-iut/  

A diferença é que para ingressar no HT-CT pelo menos um dos integrantes da equipe precisa ser da comunidade interna da UTFPR, já na Incubadora isto não é necessário.

BOA DICA AO LEITOR:

  • Acesse o site da IUT e acompanhe as ações que estão sendo realizadas.
  • Inspire-se, participe de alguma ação da Incubadora perto da sua cidade e comece a empreender e inovar na sua região.
  • Aproveite o conhecimento técnico cedido pela Incubadora.
  • Copie algo bom, aplique e multiplique em seu negócio.

Acesse a Comunidade Ambientes de Inovação e se atualize com os conhecimentos e oportunidades que são divulgadas aqui diariamente.

Siga nossos escritores.

Irene Hoffelder Vioti - Consultora, palestrante e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

 

Ambientes de Inovação

Comunidade Sebrae
Irene Hoffelder Vioti
Irene Hoffelder Vioti Seguir

Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela UNAM - Universidad Nacional de Misiones - Argentina. Consultora, palestrante, instrutora e escritora nas áreas: Estratégia empresarial, sustentabilidade, inovação e storytelling empresarial.

Ler conteúdo completo
Indicados para você